Search
[adsforwp-group id="156022"]

RS distribui nova remessa de vacina contra a Covid-19

img_39474_foto_1.jpg

As 219,2 mil doses de vacinas contra o coronavírus que chegaram ao estado nesta quarta-feira (24) passaram a reforçar os estoques das Coordenadorias Regionais da Saúde, já na tarde desta quinta-feira (25).

Da mesma forma que aconteceu nos cinco processos de distribuição anteriores, a Secretaria Estadual de Saúde enviou os imunizantes ao interior gaúcho com o auxílio de um avião da Brigada Militar e um helicóptero da Polícia Civil até as CRS.

Apenas cinco regiões do Estado e a prefeitura de Porto Alegre utilizaram veículos próprios para buscar o lote vacinal na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos. A prioridade da remessa da vacina Oxford/AstraZeneca é complementar a vacinação dos idosos. Devem ser imunizados os idosos de 80 a 84 anos com essas doses, de forma gradual e escalonada por faixa etária.

Já as 84,2 mil doses Coronavac serão destinadas à aplicação de 100% da segunda dose do grupo vacinado com a terceira remessa (53,4 mil) e para parte dos vacinados com a quarta remessa. A eficácia do esquema vacinal se dá com duas aplicações. A segunda dose da Oxford/AstraZeneca deve ser aplicada com 12 semanas de intervalo. Para a Coronavc, o prazo é de duas a quatro semanas, sendo que a recomendação no Estado é de que seja em 28 dias.

Até esta quinta-feira (25), já foram aplicadas no Rio Grande do Sul mais de 534 mil doses de vacinas contra o coronavírus.