Search
[adsforwp-group id="156022"]

Prefeito de Cerro Grande do Sul exonera todos os Cargos em Comissão

img_4262_foto_1.jpg

O prefeito de Cerro Grande do Sul, Sergio Silveira da Costa, exonerou todos os servidores públicos que ocupavam Cargos em Comissão (CCs), na tarde desta sexta-feira (07). A medida atinge mais de 30 funcionários, incluindo os secretários, que nesta segunda-feira não estarão mais atendendo aos contribuintes.

A decisão do prefeito está sendo usada como estratégia política para pressionar vereadores da base governista que não votaram projetos de corte de gastos oriundos do Executivo e enviado ao Legislativo no dia 27 de julho. O caso tramitou por duas sessões na Casa de Leis sem que o presidente Breno Garcia (PP) os enviasse para apreciação da comissão. Os projetos previam uma redução salarial de 7% no salário de todos os CCs, a extinção de todas as Funções Gratificadas (FGs) e o corte da auxílio de custo aos agentes de saúde.

O prefeito defende que tais cortes são necessários para equilibrar as contas públicas e não fechar o ano no vermelho. Já alguns vereadores discordam da forma que os cortes estão sendo feitos e acreditam que o pacote deveria incluir a demissão de alguns secretários e CCs que possuem salários maiores e, portanto, somariam mais financeiramente para a economia municipal, além de entenderem que existem pastas na administração municipal que não necessitam de titulares em tempos de crise.

Na próxima segunda-feira (10), os projetos seguem novamente ao legislativo, exceto o que se refere à extinção das Funções Gratificadas (FGs). O prefeito garante que, se o projeto for aprovado, os CCs serão readmitidos. Caso contrário, as medidas seguirão duras e a gestão municipal sofrerá um grande impacto com repercussões consideráveis no quadro político.