Search
[adsforwp-group id="156022"]

Crianças participam da Semana Nacional de Trânsito

img_4902_foto_1.jpg

A Secretaria Municipal dos Transportes está realizando diversas atividades alusivas a Semana Nacional de Trânsito – 18 a 25 de setembro. O evento é organizado pela Prefeitura, através da Divisão de Trânsito do Município de Camaquã, em parceria com o 30º Batalhão de Polícia Militar de Camaquã e o Comando Rodoviário da Brigada Militar de Rio Grande representado pelo Sargento Delmar de Azevedo.

A programação teve início com a realização da IV Maratona Municipal de Trânsito nos turnos da manhã e tarde no Ginásio Municipal de Esportes, do dia 15 ao 18. As atividades da Semana Nacional de Trânsito prosseguem no Município na próxima semana, com a realização de blitz educativas na esquina democrática e na saída das escolas, consistindo na entrega de materiais educativos e participação do Mascote Sinaleiro, criado pelo órgão de trânsito para brincar e levar para as escolas o tema educação para o trânsito.

O secretário dos Transportes Clayton Dworzecki Soares destaca que o tema posto pelo Denatran para a Semana Nacional de Trânsito neste ano “Seja você a mudança no trânsito” é muito parecido com o tema adotado pela Divisão de Trânsito do Município nas campanhas educativas “No trânsito, faça a sua parte”, o que aponta para a necessidade das mudanças almejadas começarem por cada um de nós e, principalmente, pelo exemplo que passamos diariamente para as crianças e adolescentes que serão os motoristas no futuro. rop

O trabalho de educação no trânsito é desenvolvido com crianças entre 5 e 10 anos de idade, da rede escolar de ensino e consiste em fomentar nos alunos os cuidados necessários nos deslocamentos diários, bem como o primeiro contato com as normas de circulação e conduta. A realização do evento conta com o apoio das Lojas Afubra, Restaurante do Maurício e Padaria Tec Pão.

Conforme o secretário, a Secretaria Municipal dos Transportes/Divisão de Trânsito, de acordo com as diretrizes do Departamento Nacional de Trânsito, procura levar para a sociedade uma nova forma de ver, entender e fazer trânsito. “Um dos grandes objetivos do órgão de trânsito é mostrar que trânsito é uma questão de cidadania e que faz parte do dia a dia de todas as pessoas, bem como a necessidade de refletir sobre a importância de um comportamento mais responsável e mudar de uma vez por todas a atitude no trânsito”, explica.

As ações realizadas pelos Órgãos de Trânsito no país inteiro visam contribuir com a Década Mundial de Ações para Segurança no Trânsito, com o objetivo de diminuir o número alarmante de pessoas que perdem a vida em acidentes de trânsito, no sentido de sensibilizar e conscientizar toda a população sobre os altos índices de mortes e feridos em ruas e rodovias brasileiras. “É importante alertar que para mudar esse quadro dependemos da mudança de atitude de todos os atores no trânsito: pedestres, ciclistas, passageiros e condutores. O ator do trânsito deve ser tratado como alguém que tem o poder de decidir o seu destino e que é responsável pelas próprias ações e vai sofrer as consequências de suas escolhas. Cada um de nós é responsável por mudanças de atitudes no trânsito para que possamos cada vez mais preservar vidas”, finaliza.