Search
[adsforwp-group id="156022"]

Secretaria realiza evento sobre cultura indígena

img_5078_foto_1.jpg

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo realizou na quarta-feira (23) a abertura da 9ª Primavera dos Museus. A mostra que retrata a cultura indígena conta com fotos, filme e objetos confeccionados pelo povo Mbya-guarani da aldeia Flor da Serra, da localidade do Bonito. A exposição que mostra o dia a dia e a cultura do povo ficará até o dia 30 no Forte Zeca Netto.

A cerimônia contou com a participação da secretária de Cultura e Turismo Marla Crespo, com Flávio Cavalcanti Medeiros e Viviane Araújo representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (FAPEU), Gisele Fagan professora na escola da aldeia, entre outros convidados. A Primavera é uma temporada cultural coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que acontece todo ano no início da estação homônima.

Para o técnico indigenista Flávio Cavalcanti Medeiros, esse ano está sendo de muita luta para os povos indígenas e a mostra é de grande importância para esse processo. A diretora do Museu Divino Alziro Beckel, Verlaine Fátima Wazenkeski, acredita que das três vezes que o museu do município participou da Primavera, essa está sendo a melhor experiência, “Conhecer de perto os índios que moram no município está sendo uma experiência incrível”, revela.

Na ocasião, a professora Gisele Fagan, primeira instrutora branca da escola da aldeia, compartilhou um pouco de sua experiência em trabalhar com pessoas inseridas em uma cultura diferente. “Me sinto muito feliz em ser professora na aldeia”, ressalta. Gisele afirma que o preconceito ainda é forte: “Não é porque é índio que deve andar sem roupa, os índios são pessoas normais que buscam crescer, entretanto, procuram manter as tradições”. Ela também destacou a educação das crianças e adolescentes, principalmente o respeito aos mais velhos.

A exposição fica até o dia 30 das 8h às 14h. A visitação fora deste horário pode ser agendada previamente pelo 3671.5288.