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Representantes da rede estadual debatem reestruturação do Ensino Médio

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Representantes de 98 escolas da rede estadual, que oferecem o Ensino Médio (Curso Normal), e das Coordenadorias Regionais de Educação finalizam, nesta sexta-feira (03), os debates sobre as ementas que irão definir a matriz curricular básica para a reestruturação do ensino, no Salão Nobre da Faculdade de Direito da UFRGS, em Porto Alegre. A proposta é que o curso seja composto pelas seguintes disciplinas: filosofia da educação, história da educação, sociologia da educação, psicologia da educação, estrutura e funcionamento da educação básica, libras, além das didáticas. 

As ementas das disciplinas serão sistematizadas ao longo do dia. A assessora para o Ensino Médio na Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Vera Maria Ferreira, acredita que é essencial o processo de debates para a definição da matriz curricular. “Trata-se de uma proposta consensual, discutida, e esta construção coletiva vai garantir consistência ao currículo”, diz. 

A reestruturação do Ensino Médio, no que se refere ao Curso Normal, propõe a articulação de uma formação geral sólida, que advém de uma integração com o nível de ensino fundamental, a uma parte diversificada e de uma formação profissional estruturada em dois eixos, educação e conhecimento e conhecimentos da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental e de suas práticas voltadas à formação do educador-pesquisador.