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Intel XeSS vs. NVIDIA DLSS: qual é o melhor?

Divulgação
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A tecnologia Intel XeSS foi apresentada como uma das inovações mais importantes que acompanhará o lançamento do Intel Arc Alchemist , a nova geração de gráficos da gigante dos chips. Sua chegada ainda não ocorreu em nível geral, e ainda não temos uma data exata confirmada, mas alguns meios de comunicação já conseguiram testar alguns modelos com antecedência, e o Digital Foundry foi um dos últimos sortudos.

O referido meio conseguiu testar um Intel Arc 7 A770 e, em vez de se limitar a avaliar seu desempenho bruto, decidiu concentrar seus testes em analisar minuciosamente o valor que o Intel XeSS oferece em Shadow of the Tomb Raider, um dos 19 jogos que serão compatíveis com esta tecnologia. Já posso dizer que o resultado tem sido muito bom, e que em termos gerais o Intel XeSS se posiciona em um nível muito similar ao DLSS Gen2 da NVIDIA.

O que é Intel XeSS e como funciona?

É uma técnica de redimensionamento e reconstrução de imagens que usa deep learning (inteligência artificial) para melhorar o desempenho e a qualidade da imagem. Esta tecnologia assenta numa base que, em termos gerais, é muito semelhante ao DLSS da NVIDIA, uma vez que:

  • Utiliza elementos espaciais e temporais (quadros anteriores), e também vetores de movimento.
  • Ele se baseia na inteligência artificial para escolher e combinar apenas os melhores quadros anteriores para reconstruir e redimensionar uma imagem “perfeita”.
  • Ele usa aceleração de hardware, pois toda a carga útil que ele representa é executada nos arrays XMX usando operações INT8.

No entanto, ao contrário do NVIDIA DLSS Gen2, que funciona apenas em placas gráficas equipadas com núcleos tensores, o Intel XeSS pode funcionar em placas gráficas que não possuem matrizes XMX Neste caso não temos aceleração de hardware, sendo utilizadas as instruções DP4a. Qualquer placa gráfica que suporte DirectX 12 e Shader Model 6.4 suporta esta tecnologia Intel.

Em termos de desempenho, há uma clara diferença entre usar o Intel XeSS acelerado por hardware e software. Em Shadow of the Tomb Raider com Intel XeSS ativado no modo de desempenho em resolução 4K acelerada por hardware, o custo de desempenho quando ativado é de 3,4 milissegundos de tempo de renderização de quadro versus 1080p nativo.

Nessa mesma configuração, o modo sem aceleração de hardware, utilizando uma GeForce RTX 3070, registra um aumento de 3,8 milissegundos. É uma pequena diferença, confirmando que a Intel fez um bom trabalho no suporte ao XeSS nos modos de hardware e software.

Se compararmos Intel XeSS com NVIDIA DLSS em termos de desempenho com uma GeForce RTX 3070 vemos uma diferença significativa, como esperado. Em Shadow of the Tomb Raider com resolução 4K e Intel XeSS em modo desempenho o custo desta tecnologia é de 3,4 milissegundos de tempo de renderização, enquanto com DLSS Gen2 acelerado por hardware o custo aumenta apenas em 2,3 milissegundos.

Qualidade de imagem e desempenho: Intel XeSS faz um bom trabalho

Como acontece com qualquer tecnologia de redimensionamento de imagem, seu desempenho pode variar dependendo de três chaves principais:

  • A resolução alvo – quanto menor, menor a melhoria de desempenho. Este também é o caso do NVIDIA DLSS, que oferece uma melhoria de desempenho mais acentuada ao fazer o upscaling para 4K do que o downscaling para 1080p.
  • O modo usado : e é que o Intel XeSS tem um total de quatro modos diferentes, ultra qualidade, qualidade, balanceado e desempenho. Os dois primeiros oferecem maior qualidade de imagem, mas melhoram menos o desempenho, pois são renderizados a partir de uma resolução mais alta, e os dois últimos fazem o oposto, oferecendo melhor desempenho.
  • A carga gráfica em geral : é mais importante do que parece porque. O uso de configurações avançadas que têm um grande impacto no desempenho, como ray tracing, faz com que as tecnologias de redimensionamento façam uma diferença maior no desempenho.

Podemos ver isso perfeitamente ilustrado no vídeo. O modo de ultra qualidade Intel XeSS melhora o desempenho em 16% na resolução de 1440p , um número que aumenta para 26% ao ativar o modo de qualidade e que dispara para 39% no modo balanceado e 52% no modo de desempenho Se aumentarmos a resolução para 4K, a diferença de desempenho é muito maior, chegando a 88% no modo performance.

Em testes sintéticos, como 3DMark em 4K, a melhoria de desempenho alcançada pelo Intel XeSS é muito maior. Ativar o modo de ultra qualidade faz com que o teste deixe de ser uma apresentação de slides e melhora o desempenho em 57%, embora para que se torne realmente fluido devemos ativar o modo de desempenho, que oferece uma melhoria de 177% em relação ao modo nativo.

Os resultados que você obtém em termos de qualidade de imagem são realmente bons. O Intel XeSS melhora o grau de detalhe em comparação com a renderização nativa com TAA, especialmente em objetos em distâncias médias e longas e em elementos tão complicados como cabos e objetos muito finos. A cena que vos deixo logo abaixo destas linhas é um exemplo disso, vejam o nível de detalhe que o Intel XeSS mantém nas redes e na ausência de dentes de serra na madeira. Você pode ampliá-lo clicando nele.

Com imagens estáticas, e se apenas avaliarmos a qualidade da imagem, fica claro que o Intel XeSS faz um excelente trabalho, embora não atinja o nível do DLSS de 2ª geração. Ao usar imagens em movimento, a superioridade da solução NVIDIA é ainda mais clara, pois o Intel XeSS mostra problemas claros de cintilação , mais problemas de fantasmas causados ​​pelo uso de vetores de movimento e certas falhas gráficas que afetam elementos específicos, como a água. Também vemos outros aspectos que podem ser melhorados, como o cabelo de Lara, que fica muito mais pixelado ao usar Intel XeSS.

Em termos gerais, podemos concluir dizendo que o Intel XeSS é uma tecnologia interessante e cheia de possibilidades que, em termos gerais, atende às expectativas que gerou. No entanto, também foi demonstrado que não atinge o nível do NVIDIA DLSS Gen2 e, portanto, essa tecnologia ainda é a mais avançada quando se trata de redimensionamento baseado em IA.