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Petrobras anúncia nova politica de preços

Foto:  Fernando Frazzao / Agência Brasil
Foto: Fernando Frazzao / Agência Brasil

A Diretoria Executiva da Petrobras aprovou, na última
segunda-feira (15), sua estratégia comercial para definição de preços de diesel
e gasolina. A nova política encerra a subordinação dos valores ao preço de
paridade de importação.

A partir de agora, as referências de mercado serão o custo
alternativo do cliente como prioridade e o valor marginal para a Petrobras.

Segundo a empresa, o custo alternativo do cliente contempla
alternativas de suprimento por fornecedores dos mesmos produtos ou de produtos
substitutos. Já o custo marginal da Petrobras se baseia no custo das diversas
alternativas para a empresa, entre elas a produção, importação e exportação do
produto.

As premissas, segundo nota divulgada pela empresa, são
preços competitivos por polo de venda, participação “ótima” da
Petrobras no mercado, otimização dos seus ativos de refino e rentabilidade de
maneira sustentável. 

Os reajustes continuarão sendo feitos sem uma periodicidade definida e evitará
repasses da volatilidade dos preços internacionais e do câmbio aos consumidores
brasileiros, segundo informa a nota.

“A precificação competitiva mantém também um patamar de preço
que garante a realização de investimentos previstos no Planejamento
Estratégico. A Petrobras reforça seu compromisso com a geração de valor e com a
sustentabilidade financeira de longo prazo, preservando a sua atuação em
equilíbrio com o mercado, ao passo que entrega aos seus clientes maior
previsibilidade por meio da contenção de picos súbitos de volatilidade”, diz a
nota.

As decisões sobre os preços c ontinuam sendo subordinadas ao
Grupo Executivo de Mercado e Preço, composto pelo presidente da empresa, Jean
Paul Prates, pelo diretor executivo de Logística, Comercialização e Mercados e
pelo diretor Financeiro e de Relacionamento com Investidores.