A primeira semana do outono começa com tempo instável no Rio Grande do Sul. Nesta segunda-feira, mais uma vez, grande quantidade de nuvens cobre o Estado com chuva na maioria das regiões. O avanço de ar mais frio a partir do Sul, ao encontrar a umidade sobre o Sul do Brasil, intensifica a instabilidade.
Por isso, é alto o risco de chuva forte e com elevados volumes em alguns pontos, inclusive na Grande Porto Alegre. Com a chegada de ar mais frio, a temperatura declina e o dia será ameno. Maior queda da temperatura é esperada à noite.
As mínimas rondam os 15°C em São José dos Ausentes e os 16°C em Vacaria. As máximas, por sua vez, podem chegar a 25°C em Uruguaiana. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 20°C e 24°C. Em Camaquã, as temperaturas variam entre 21ºC e 25ºC.
A primeira semana da nova estação terá características tipicamente outonais no Rio Grande do Sul. Nada do calorão, que chegou a 38ºC no final da semana passada, quando da despedida do verão astronômico. A instabilidade trouxe um domingo cinzento e ameno, com marcas abaixo de 20ºC na tarde de domingo em algumas cidades, e no decorrer da semana a temperatura seguirá agradável.
Com o avanço de ar mais frio pelo Sul, as marcas nos termômetros caem ainda mais. Até quarta, espera-se que a atmosfera fique mais seca na maioria das regiões, o que deve proporcionar mínimas bem menores na maior parte do Estado. O ar seco que vai trazer um maior resfriamento noturno também proporcionará um maior aquecimento durante o dia com grande amplitude térmica, uma das características do outono no Rio Grande do Sul. As noites de tempo aberto, vento calmo e mais frias devem ter ainda a presença de bancos de nevoeiro na madrugada, que persistirão ao amanhecer.