Search
[adsforwp-group id="156022"]

Nova fase da Lava Jato cumpre mais de 100 mandados em 8 estados e DF

img_7386_foto_1.jpg

A Polícia Federal (PF) cumpre mandados da 26ª fase da Operação Lava Jato desde a madrugada desta terça-feira (22) em oito estados e Distrito Federal. Cerca de 380 policiais cumprem 110 ordens judiciais em São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Piauí, Distrito Federal, Minas Gerais e Pernambuco. São 67 mandados de busca e apreensão, 28 de condução coercitiva, 11 mandados de prisão temporária e quatro mandados de prisão preventiva. 

Conforme o Jota, a 26ª fase foi batizada de Operação Xepa, em referência ao apelido “Feira”, apontado como de João Santana e/ou sua mulher Mônica. Essa etapa é um desdobramento da 23ª fase, batizada de Acarajé, que investigou o pagamento de vantagens a terceiros, “vários deles com vínculos diretos ou indiretos com o poder público em todas as esferas”, conforme divulgado pela Polícia Federal.

Ainda segundo a PF, “há indícios concretos de que o Grupo Odebrecht se utilizou de operadores financeiros ligados ao mercado paralelo de câmbio para a disponibilização de tais recursos.” Os investigados respondem pelos crimes de corrupção, evasão de divisas, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Os presos serão levados para a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba, enquanto os conduzidos coercitivamente serão ouvidos nas próprias cidades de origem.

 

Discriminação dos mandados de busca e apreensão

  

Estado de São Paulo 

01 – Guarujá/SP 

01 – Guarulhos/SP 

02 – Jundiaí/SP 

01 – Valinhos/SP 

25 – São Paulo/SP

 

Estado do Rio de Janeiro 

01 – Angra dos Reis/SP 

17 – Rio de Janeiro

 

Estado da Bahia 

07 – Salvador 

01 – Mata de São João 

04 – Distrito Federal 

04 – Brasília

 

Estado de Pernambuco

04 – Recife

 

Estado de Minas Gerais 

02 – Belo Horizonte 

01 – Nossa Fazenda 

 

Estado do Rio Grande do Sul 

01 – Porto Alegre