Search
[adsforwp-group id="156022"]

Ciclone influencia tempo com ar mais frio e nuvens

img_8028_foto_1.jpg

O Rio Grande do Sul estará, nesta segunda-feira, sob influência da circulação de umidade de ciclone no Rio do Prata, o que manterá o céu com muitas nuvens ao longo do dia. Haverá apenas aberturas de sol em diferentes pontos do Estado. Há possibilidade de chuva e garoa em alguns momentos, mas as precipitações irregulares. 

O vento deve variar de fraco a moderado, mais forte no Sul gaúcho. Chega ar frio com queda de temperatura. Porto Alegre terá muitas nuvens com aberturas e não se afasta chuva passageira. 

Em Camaquã, a temperatura não deve passar dos 19ºC. As mínimas rondam os 8°C em São José dos Ausentes e os 10°C em Vacaria. As máximas, por sua vez, podem chegar aos 20°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 13°C e 20°C. 

O sábado teve sol e nuvens na maioria das regiões do Rio Grande do Sul, caso de Porto Alegre, onde a tarde foi agradabilíssima. A máxima no Jardim Botânico chegou a 22,8ºC, mais alta desta segunda quinzena de maio. No Oeste, a atmosfera se instabilizou com chuva devido à atuação de centro de baixa pressão. 

Durante o domingo, como esperado, a chuva avançou e dominou o Estado. O centro de baixa pressão responsável pela chuva do fim de semana converte-se em ciclone extratropical na região do Rio da Prata e impulsionará ar mais frio para o Rio Grande do Sul. 

Por isso, a semana mais uma vez vai ter temperatura baixa a amena no território gaúcho com predomínio do tempo firme que vai favorecer formação de nevoeiro. O frio deve ser mais intenso no final da semana. Há modelos indicando a possibilidade, não acompanhada por todas as simulações, de que o reforço de ar frio seja precedido por instabilidade em algumas áreas do Estado entre quarta e quinta.