A terça-feira começou com tempo firme e temperaturas amenas no Rio Grande do Sul. Na metade norte do Estado — principalmente na Serra —, os municípios amanheceram sob um denso nevoeiro.
De acordo com o meteorologista Celso Oliveira, da Somar, ainda pela manhã, pode ocorrer chuva fraca entre o Litoral Norte, a Serra e a Região Metropolitana. Para a tarde, não há previsão de chuva, e o sol deve aparecer.
No fim do dia, uma frente fria chega à Campanha, provocando chuva forte, trovoadas e rajadas de vento em toda a região. A queda de granizo, que já foi registrada nessa segunda-feira em Caçapava e Lavras do Sul, pode se repetir nesta terça — desta vez, nos municípios que fazem fronteira com o Uruguai.
— O que chama a atenção é o granizo. Isso acontece porque a atmosfera está fria, devido à ausência do fenômeno El Niño. Temos tido nuvens muito carregadas, com muito gelo dentro delas — comenta Celso.
A tendência é de que a frente fria avance pelo Rio Grande do Sul na quarta-feira, dia que deve ser de chuva e trovoadas em todo o Estado. A temperatura, que já começou a cair desde essa segunda, deve ter queda ainda maior entre quarta e quinta-feira.
Nesta terça-feira, no entanto, o dia ainda será quente em parte do RS. Porto Alegre, que amanheceu com 17ºC, deve ter máxima de 22ºC. Em Camaquã, a temperatura varia entre 12ºC e 22ºC. Em Iraí, no norte do Estado, a temperatura pode chegar a 30ºC.
* Figueira na margem da RS-350, em Chuvisca – Diego Oliveira
* Barragem do Arroio Duro – Viviane
* Praia de Arambaré – Elenisa Justo