Search
Agro

Alceu Moreira é eleito a personalidade política nacional do agro gaúcho em 2024

Deputado recebeu o Troféu Brasil Expodireto, tornando-se detentor das duas maiores honrarias do setor no Rio Grande do Sul
Foto:  Jackson Ciceri/Divulgação
Foto: Jackson Ciceri/Divulgação

Um dos principais líderes do agronegócio no Congresso Nacional, o deputado federal Alceu Moreira (MDB) foi eleito a personalidade política nacional do setor no Rio Grande do Sul em 2024. O parlamentar recebeu na noite desse domingo (03), em Carazinho, o Troféu Brasil Expodireto, que reconhece a sua atuação em Brasília, tornando-se detentor das duas maiores honrarias da agro no Estado.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Em agosto de 2023, Alceu já havia conquistado, na mesma categoria, o 19º Troféu Senar O Sul, que celebra a chegada da Expointer. Desta vez, o prêmio antecede a 24ª edição da Expodireto Cotrijal, programada para ocorrer entre 4 e 8 de março, em Não-Me-Toque. Trata-se da maior feira de agro, tecnologia e negócios do RS no 1º semestre.

Nas redes sociais, o parlamentar agradeceu a todos que fazem parte da sua trajetória na vida pública, reafirmando o seu compromisso com o setor: “Um feito que vou guardar para o resto da minha vida e que, certamente, renova as minhas energias para as próximas lutas”, escreveu.

Cumprindo o seu 4º mandato como deputado federal, Alceu se consolidou entre os grandes articuladores do segmento agropecuário no país. Durante as tratativas da Reforma Tributária, costurou os principais pontos da proposta, como a desoneração da cesta básica, a diferenciação de alíquota (fixada em 40% na relação com o padrão) e a restituição dos impostos sobre insumos para a cadeia produtiva. Atualmente, é presidente da Frente Parlamentar Mista do Biodiesel, defendendo a promoção da agenda verde e agroambiental do Brasil para o mundo, e membro permanente da Comissão da Agricultura.

Antes disso, foi o único parlamentar a presidir por dois mandatos a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), a maior e mais influente do Congresso. Ainda tem no currículo uma série de projetos em defesa do homem do campo, como o fim do emplacamento de veículos agrícolas, a regulamentação de sucos, vinhos e queijos artesanais, além de projetos pontuais para reduzir o custo de produção e promover cadeias como leite, grãos, erva-mate e carnes.

Tags: Agro, agro gaúcho, Alceu Moreira, política nacional