Search
[adsforwp-group id="156022"]

Alunos do IFSul viajam nesta sexta-feira para evento em Abu Dhabi

img_25490_foto_1.jpg

O grupo de estudantes do IFSul Camaquã que buscava recursos para participar da Expo-Sciences International 2019 com o projeto “TABUS”, embarca na tarde desta sexta-feira (20) para Abu Dhabi. Os alunos Felipe Bartz, Gabriela Blanco e Bruna Stifft conquistaram a oportunidade após receberem o primeiro lugar na Mostratec 2018 em Novo Hamburgo.

Desde que conseguiram a vaga, o grupo buscou formas de obter recursos para custear a viagem como vaquinha online, parcerias com empresas privadas, ações pessoais e ainda recebeu apoio financeiro do governo municipal. O valor arrecadado irá custear oito dias de evento e dois de deslocamento.

Em contato com a emissora, o aluno Felipe Bartz se sente agradecido pela oportunidade: “a gente agradece muito quem ajudou na vaquinha online, no pedágio solidário, as rifas e demais ações e as empresas que apoiaram o projeto financeiramente”, salienta.

Ainda de acordo com Bartz, a experiência é a primeira viagem dos alunos para fora da América Latina. Durante os períodos de preparação, o trio teve aulas de inglês com a professora do Instituto Marta Bandeira, onde traduziram o projeto, pensaram na apresentação e aprenderam sobre costumes e dicas para viagem. Eles serão acompanhados pelo professor William Nitschke.

De acordo com a descrição dos alunos, o projeto TABUS é uma oportunidade de unir alunos do ensino médio em uma roda de bate-papo para tratar de assuntos que geralmente afetam a saúde mental e provocam além de sensações, frustações e desânimo. Baseado no acolhimento e conversa o projeto trata de temas como depressão, suicídio, e sexualidade por exemplo. Foi criado em 2017 como projeto de ensino.