Search
[adsforwp-group id="156022"]

Aniversário de Arambaré contará com atrações nesta quarta

img_21763_foto_1.jpg

A cidade de Arambaré completa 27 anos de emancipação política nesta quarta-feira (20). Para comemorar a data, o município contará com atividades que iniciam às 16h.

A festa acontece no Centro Cultural Inúbia, onde haverá apresentação de Roda Viola, Ballet, números de circo e show com a dupla sertaneja Jevi e Jeferson. Brinquedos infláveis serão disponibilizados para crianças aproveitarem a festa.

Localizada à 33 km de Camaquã Arambaré foi emancipada em 1992. O município inicialmente chamava-se “Barra do Velhaco”, por estar situada na Foz do Arroio Velhaco. Em 1945, adotou o nome de “Arambaré”, que quer dizer “o sacerdote que espalha luz”.

Nesta localidade, conhecida desde os tempos coloniais de 1714, moravam índios com costumes especiais – pescadores e comerciantes de peles que tinham mãos e pés bem desenvolvidos que foram chamados de Patos. Eram os índios Arachas, também conhecidos como Arachanes ou Arachãs,

Desde essa época, os habitantes do então distrito de Arambaré, uniram-se na busca do desenvolvimento através da agricultura, da pecuária e sobretudo pelo grande potencial turístico e pela beleza natural da localidade.

No período de veraneio, o turismo impulsiona o comércio no município. Na área rural, destaca-se a cultura do arroz e a criação de gado.

Em 2003 um grupo de cientistas brasileiros descobriu uma nova espécie de lagarto que habita as dunas do município e está ameaçada de extinção. Foi batizado com o nome científico de Liolaemus arambarensis, em homenagem ao município. Seu único habitat, as dunas costeiras da parte oeste da Lagoa dos Patos, tem sido destruídas, o que gera a importância da preservação desta espécie