Search
[adsforwp-group id="156022"]

Camaquã chega a 85% das crianças vacinadas contra a poliomielite

Foto: Reprodução/ Agência Brasil
Foto: Reprodução/ Agência Brasil

A campanha de vacinação contra a poliomielite, causadora da paralisia infantil, deu um salto no número de crianças imunizadas no município, após diversas ações realizadas pela Prefeitura, através da Secretaria da Saúde (SMS). O índice de crianças que receberam a gotinha subiu de 28% para 85%, ou seja, houve um salto de 57%.

Devida a baixa adesão, após a primeira parte da campanha que encerrou no início de setembro, o município tinha alcançando apenas 28% de cobertura. Foi a partir daí que a SMS, através da equipe de imunização, em colaboração com a Secretaria da Educação e Desporto e as Equipes de Saúde da Família (ESFs), realizou  ações como a vacinação nas escolas de educação infantil do município, mutirão aos sábados no SESC com atividades recreativas e em pontos estratégicos em todas unidades de saúde, bem como um grande mutirão de vacinação pelo interior.

Na faixa etária dos 4 ano,s Camaquã já ultrapassou a meta de imunização com 98,89% das crianças atingidas.

Os trabalhos de busca ativa para vacinar aqueles que ainda não receberam o imunizante continua pelo município. A campanha de vacinação tem previsão de encerramento para o dia 22 de outubro.

A vacinação das crianças contra paralisia infantil busca evitar que essa doença, que já estava erradicada no país há 30 anos, retorne. Nesta última semana, um caso foi confirmado no Pará.

O Secretário da Saúde, Luciano Pereira Dias, destaca que “ainda temos quase 450 crianças em nosso município que não receberam a dose da campanha, então pais e mães responsáveis levem seus filhos que ainda não foram imunizados a uma das salas de vacina para receber a gotinha”.