Search
[adsforwp-group id="156022"]

Ciclista lourenciana viaja para disputar Pan-Americano na Argentina

img_7458_foto_1.jpg

A lourenciana Bruna Elias viajou nesta terça-feira (29) para a Argentina, onde disputa o Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike XCO, que será disputado na província de Catamarca, entre sexta-feira e domingo. Bruna irá representar o Brasil na competição, mas está indo para a competição pela equipe Specialized Racing BR, já que a Confederação Brasileira de Ciclismo convocou apenas atletas das categorias Elite Masculina e Elite Feminina para a competição que reúne atletas de vários países.

A jovem de 16 anos sabe que este será o principal desafio de sua carreira até o momento, mesmo sendo bicampeã brasileira e bicampeã gaúcha, além de ter vencido a Copa Internacional no início de março. “Mas não tem pressão. O Cadu (técnico Cadu Polazzo) já me disse que não tenho o compromisso de vencer lá”, conta ela, dizendo ainda: “Estou de alma leve.

Óbvio que vou para fazer o meu melhor e tentar uma boa colocação, porém, o objetivo lá é conhecer as adversárias, um percurso diferente, com técnicas diferentes e ver como eu estou a nível internacional”, detalha a jovem, lembrando que a equipe projeta seu pico de desempenho para daqui oito anos, tendo a participação no Pan-Americano como um momento de experiência para ela.

Bruna vai competir na categoria Cadete 15 a 16 anos. “Vai ser muito legal, é uma grande oportunidade e experiência que vou pegar. Nem acredito que vou representar o Brasil, será muito divertido”, diz a menina em meios a risos de quem já está acostumada as grande competições.”Vamo que vamo”, encerra a atleta.

Bruna terá a quarta-feira e quinta-feira para reconhecimento e treino na pista, além é claro de contato com os atletas. Para a categoria de Bruna, a prova será na sexta-feira (1º).

 

Problemas superados antes do embarque

Em se tratando de Bruna Elias, problema pouco é bobagem. Para os torcedores supersticiosos, notícia boa: ela teve problemas no embarque e ficou quase 12 horas no aeroporto durante esta terça-feira (29). Tudo superado, agora nos resta torcer.

Os problemas parecem comuns na vida de atleta da guria. Em 2014, foi agredida e assaltada em São Paulo quando fazia o reconhecimento da trilha e a bike foi levada. Correndo com uma bike emprestada, ela foi campeã brasileira. No ano seguinte, em Petrópolis (RJ), teve uma queda (nada grave) e foi bicampeã. No início deste mês, ela caiu um dia antes da prova na Copa Internacional, quebrou o capacete, ficou desacordada, internada no hospital, mas superou para no dia seguinte vencer a competição que é a maior da América do Sul.

Agora, para ir à Argentina, os problemas começaram em Porto Alegre. E ela contou os detalhes ao Sul Pedal em meio a risadas, com o alívio depois de tudo resolvido. Bruna viaja com o pai, Danilo, um companheirão que não mede esforços (junto da mãe, Márcia), para ver a jovem brilhar. No aeroporto, foi exigida a autorização da mãe, já que Bruna estava por embarcar em viagem internacional apenas com o pai. “Tínhamos a orientação de que não precisava, mas exigiram. Faltava uma hora para o voo e fomos ao Fórum em Porto Alegre, a mãe enviou por e-mail para eles e conseguimos. Mas chegamos no aeroporto e o voo estava encerrado”, detalhe a jovem.

Ai começou outra peregrinação. A companhia não tinha mais voo para a Argentina hoje e o jeito foi correr até que outra companhia fosse encontrada. Problemas superados, uma espera das 8h30 até às 19h30, horário do novo voo. “Agora falta pouco”, disse ela, momentos antes do embarque, divertindo-se com a situação: “Não adianta, eu sempre tenho que passar por alguma dificuldade, algum probleminha, mas faz parte do show”. Após o desembarque em Buenos Aires, Bruna e o pai pegarão outro voo até Catamarca.

 

Convocados pela Confederação Brasileira

No dia 15 de março, a Comissão Técnica do Ciclismo Mountain Bike e o Departamento de Alto Rendimento da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), convocam os atletas da Seleção Brasileira para o Campeonato Pan-Americano.

Masculino – Henrique Avancini, Rubens Donizete e Ricardo Pscheidt

Feminino – Raiza Goulão e Isabella Lacerda

Comissão técnica – Cadu Polazzo (Técnico) e Helio de Souza (Técnico/Plano Brasil Medalhas).