Existem tecnologias que ajudam a melhorar o desempenho do monitor aprimorando imagens e corrigindo problemas que ocorrem com elas. AMD FreeSync é uma dessas tecnologias. Alguns usuários estão relatando que o AMD FreeSync não está funcionando ou não é compatível com o Windows 11/10. Neste guia, temos algumas soluções para corrigi-lo.

O que é AMD FreeSync?
AMD FreeSync é uma tecnologia desenvolvida pela AMD para fornecer taxas de atualização dinâmicas aos usuários. A taxa de atualização de uma tela é sincronizada com a taxa de quadros da placa gráfica compatível com FreeSync, eliminando as possibilidades de latência de entrada, rasgo de tela e gagueira durante jogos ou reprodução de vídeo de alta qualidade. O AMD FreeSync funciona por meio de conexões DP (DisplayPort) ou HDMI.
Essa tecnologia possui três variantes, AMD FreeSync, AMD FreeSync Premium e AMD FreeSync Premium Pro. Suas capacidades variam de acordo com as variantes. AMD FreeSync é a versão básica de todas. O AMD FreeSync Premium funciona com resolução FHD de pelo menos 120 Hz, enquanto o FreeSync Premium Pro oferece certificação meticulosa de cor e luminância. A AMD listou todos os monitores de diferentes marcas e fabricantes em seu site oficial para que os clientes saibam se o monitor é compatível com AMD FreeSync ou não.
AMD FreeSync não suportado ou funcionando no Windows 11/10
Se o AMD FreeSync não estiver funcionando no Windows 11/10, você poderá usar os seguintes métodos para corrigir o problema.
- Verifique se o monitor é compatível com AMD FreeSync
- Experimente portas diferentes
- Atualizar drivers gráficos
- Desativar otimizações de tela cheia
- Definir a GPU padrão
Vamos entrar nos detalhes de cada método.
1] Verifique se o monitor é compatível com AMD FreeSync
Nem todos os monitores são compatíveis com o AMD FreeSync. Você deve verificar se o seu monitor é compatível com AMD FreeSync. Para descobrir isso, primeiro, saiba o número do modelo do seu monitor e digite o número do modelo na caixa de pesquisa do site oficial da AMD .
2] Experimente portas diferentes
Para eliminar a causa do hardware do AMD FreeSync não funcionar, você precisa tentar portas diferentes. Se você estiver usando HDMI, tente DP e veja se funciona. Os cabos HDMI 2.0 e DP 1.2 são necessários para que o FreeSync funcione corretamente. Além disso, verifique se há cabos ou portas com defeito.
3] Atualizar drivers gráficos
Como o erro está diretamente relacionado aos gráficos, você precisa atualizar os drivers gráficos para a versão mais recente para eliminar a possibilidade de os drivers gráficos serem a causa do problema. Portanto, tente atualizar os drivers gráficos e verifique se o problema ainda persiste. Você pode usar um dos métodos abaixo para atualizar os drivers do seu dispositivo:
- Verifique se há atualizações de driver por meio do Windows Update para atualizar seus drivers
- Visite o site do fabricante para baixar os drivers .
Depois de concluir a atualização dos drivers gráficos, verifique se o AMD FreeSync está funcionando ou não.
4] Desative as otimizações de tela cheia
Otimizações de tela cheia é um recurso do Windows que ajuda os players de vídeo e jogos para um melhor desempenho. Ele é ativado por padrão quando jogamos videogames e reproduzimos vídeos. Os jogos ou o player de vídeo são aprimorados alocando recursos máximos para esse processo específico quando ativado. Você precisa desativá-lo para ver se está fazendo com que o AMD FreeSync não funcione.
Para desabilitar a Otimização de tela cheia ,
- Clique com o botão direito do mouse no programa ou jogo que usa a otimização FullScreen, bem como AMD FreeSync e selecione Propriedades
- Em seguida, clique na guia Compatibilidade
- Marque o botão ao lado de Desativar otimizações de tela cheia
- Clique em Aplicar e depois em OK
5] Defina a GPU padrão
Às vezes, deixar o Windows decidir sobre a preferência de gráficos pode ser a causa do problema. Você precisa selecionar o desempenho gráfico com suporte da AMD para corrigir o problema.
Para definir a preferência Gráficos,
- Abra o aplicativo Configurações
- Selecionar exibição
- Em seguida, clique em Gráficos
- Selecione o programa que precisa do recurso AMD FreeSync ou usa recursos gráficos altos e clique em Opções
- Você verá a janela de preferências de gráficos . Selecione o modo de desempenho suportado pela AMD Graphics e clique em Salvar
Estas são as diferentes maneiras pelas quais você pode fazer o AMD FreeSync funcionar se não estiver funcionando antes.
Como habilito o AMD FreeSync no Windows 11/10?
Você precisa ter um monitor compatível com AMD FreeSync. Em seguida, vá para o programa AMD Radeon Settings e localize a guia AMD FreeSync na tela. Alterne o botão ao lado de AMD FreeSync para habilitá-lo.