Search
[adsforwp-group id="156022"]

Defesa Civil espera para a próxima semana primeiros recursos vindos da União para amenizar os efeitos da seca

img_14898_foto_1.jpg

Equipes da Defesa Civil do Estado estão nos municípios atingidos pela estiagem para ajudar na conclusão dos relatórios que serão enviados ao Ministério da Integração. O Coordenador da Defesa Civil estadual, Coronel Alexandre Martins de Lima, acredita que os primeiros recursos chegam para os municípios na próxima semana. Os valores pedidos pelos prefeitos são principalmente para locação de máquinas para abertura de poços, óleo diesel para caminhões e máquinas, distribuição de água potável e até cestas básicas.

Além disso, a defesa civil já vem distribuindo reservatórios, com capacidade para 4,5 mil litros de água. Em alguns casos, onde o município não possui caminhão-pipa, os próprios reservatórios são utilizados sobre caminhões para distribuir a água nas propriedades.

Até o momento, os municípios de Cristal, Amaral Ferrador, Hulha Negra e Morro Redondo já tiveram o decreto de emergência reconhecido pela União. O município de Pedras Altas já teve o decreto homologado pelo Estado.

Outros dez estão em tramitação: Arroio do Padre, Bagé, Camaquã, Candiota, Canguçu, Cerrito, Cerro Grande do Sul, Piratini, São Jerônimo e Turuçu e contam com a ajuda dos técnicos para organizar a documentação.

 

Já as prefeituras de Chuvisca, Herval, Pinheiro Machado, São Lourenço do Sul e Dom Feliciano decretaram emergência, mas não oficializaram ao Estado.