Search
[adsforwp-group id="156022"]

El Niño mantém chuvaradas até o Natal no Estado

img_5461_foto_1.jpg

Temporais, enxurradas, granizo, vendavais, alagamentos e raios farão parte da cena meteorológica do Rio Grande do Sul até o final deste ano. Essas ocorrências, com seus transtornos e prejuízos, atravessarão também os primeiros meses de 2016, porém com intensidade menor, registra a meteorologista da MetSul Meteorologia, Estael Sias. Uma média de 250 eventos do El Niño foi observada em 119 municípios pela Defesa Civil do Estado nos últimos 30 dias. O número impressiona os agentes: “A média foi de dois a três casos por cidade”, diz o subchefe da Defesa Civil, Alexandre Martins. No ano passado inteiro houve cerca de 420 ocorrências do tempo.

Até quinta-feira passada apenas a região Noroeste do RS havia sido poupada pelo fenômeno. Desde março, o El Niño, originado pelo aumento da temperatura da água do oceano Pacífico equatorial agrava o comportamento do clima. No socorro à população, a Defesa Civil alerta prefeituras e coordena ações emergenciais, mas a prevenção tem ficado pequena diante da grandiosidade dos estragos.

Lixo acumulado prejudica escoamento

Na contramão da solidariedade, atitudes equivocadas de alguns têm causado sofrimento a muitos. Um exemplo: quando arrastou seu cavalo morto para uma vala ao lado da casa de Bombas 10, do Departamento de Esgoto Pluvial (DEP), na semana passada, um morador do bairro Sarandi provocou aquecimento nas máquinas. As bombas foram desligadas e a região ficou alagada, conta o subchefe da Defesa Civil de Porto Alegre, Helio Oliveira. Pneus, geladeiras, sofás e computadores são objetos comuns em riachos, arroios, valas, sangas e córregos na Capital.

O mau comportamento se reproduz nas ruas e avenidas. Na avenida Praia de Belas, bocas de lobo entupidas por lixo jogado em calçadas não conseguiram escoar o volume d’água da chuva para a rede de esgoto pluvial. O investimento com dinheiro público foi anulado e milhares pagaram caro por isso.

Instabilidade no Norte gaúcho neste domingo

Para este domingo, a instabilidade será predominante no Norte gaúcho, de acordo com a MetSul Meteorologia. Muitas nuvens vão cobrir o Estado, mas o sol pode aparecer com nuvens na Metade Sul e em pontos do Oeste e do Centro. Chove em pontos do Oeste, Centro e Norte. A temperatura continua amena – em Porto Alegre varia de 14°C a 23°C, em um domingo de sol e nuvens.

Mínimas e máximas pelo Estado

Porto Alegre 14°C / 23°C

Caxias do Sul 11°C / 21°C

Capão 15°C / 20°C

Santa Rosa 15°C / 20°C

Santa Cruz do Sul 14°C / 23°C

Livramento 11°C / 23°C

Pelotas 13°C / 21°C

Chuí 12°C / 20°C