Destaque Duplo

Empresa paranaense vence licitação para instalação de Bloqueadores de celulares em 23 casas prisionais no RS

A empresa paranaense Córdova e Safadi Ltda venceu a nova licitação que prevê a instalação de bloqueadores de sinal de celulares em 23 casas prisionais do Rio Grande do Sul. Segundo a Superintendência dos Serviços Penitenciários( Susepe), serão investidos R$ 28 milhões na tecnologia capaz de barrar o sinal de telefonia e de internet dentro das cadeias. No dia 05/12, o certame foi impugnado porque as outras concorrentes fizeram questionamentos ao processo licitatório. 

No dia 14 deste mês, o  governo retomou a licitação, após responder às indagações relativas à primeira disputa. O compromisso da empresa ganhadora firmado com o Estado é de um ano, prorrogável por mais quatro.

Publicidade

A instalação do sistema abrange cerca de 12 mil presos do regime fechado, o que corresponde a 56,37% da população carcerária. A projeção da Susepe é de que os equipamentos possam começar a serem implantados  em janeiro do ano que vem, 

Durante este ano, a ferramenta estava em implementação na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc) e no presídio de Rio Grande, mas os testes realizados não foram satisfatórios. Ficou constatado que o bloqueador não funcionava, pois os telefonemas eram completados. 

Questionado pela reportagem da Acústica FM sobre qual tecnologia vai ser utilizada nesta nova tentativa de inserir o modelo nas cadeias gaúchas, o Superintendente da Susepe, Mateus Schwartz, revela que o processo licitatório previa equipamentos com capacidade anular o sinal de telefonia e de internet. 

“Então hoje nós temos um sistema (bloqueadores) no complexo prisional de Canoas, que quando  precisamos de uma medida extrema, fazemos o isolamento dos presos de outros presídios. A tecnologia ali é mais antiga, porque esse contrato tem em torno de uns cinco anos, mas vem sendo feitas manutenções necessárias, com um processo que dá certo. No entanto, o novo contrato para 23 casas prisionais prevê que os novos bloqueadores sejam atualizados com as novas tecnologias, alcançando o 5G para que não ocorra nenhum problema”.

Em visita ao Presídio Central no começo deste mês, a reportagem da Acústica FM pôde comprovar que no pátio da Cadeia Pública de Porto Alegre o sinal 5g funcionava perfeitamente, assim como a linha telefônica. Dentro dos pavilhões havia mais dificuldades para acessar a rede móvel de internet, mas o sinal de telefone permitia realizar ligações. O governo não revela, por questões de segurança, em quais presídios o sistema vai ser inserido.

Uma promessa que se arrasta

A promessa de terminar de maneira definitiva com o uso de telefones celulares dentro dos espaços de cumprimento de pena se arrasta desde 2021. À época, o governo do RS anunciou o repasse de R$ 465,6 milhões através do programa Avançar nos Sistemas Penal e Socioeducativo.

Retiradas das tomadas nas Cadeias

A falta de tomadas  tem produzido queixas e questionamentos desde o início da ocupação das novas estruturas da Penitenciária Estadual de Charqueadas (PEC) II, inaugurada em 27 de novembro. A unidade tem capacidade para 1.650 apenados, tendo blocos de celas distribuídos em dois grandes prédios. Em entrevista à Acústica FM, o superintendente da Susepe afirmou que o órgão vai manter a medida de acordo com uma resolução do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) que busca dificultar a comunicação entre os presos.

 

 

 

Airton Lemos

Sou repórter. Jornalista há 13 anos, formado pela Ulbra.

Recent Posts

Hoje na história: 01 de maio – Primeira aparição de Bob Esponja

Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história

6 horas ago

Fumaça preta causada por queima irregular de lixo assusta moradores em Camaquã

O incêndio foi registrado no final da tarde desta quarta-feira (30)

12 horas ago

Açougue é interditado por falta de higiene em Sentinela do Sul

Ao todo, 1,5 tonelada de alimentos impróprios foram apreendidos durante as fiscalizações realizadas em três…

13 horas ago

Agências bancárias estarão fechadas no feriado pelo Dia do Trabalho

Na sexta-feira (02), o atendimento ao público segue normalmente

15 horas ago

Saiba quais são as regras para trabalhar no feriado de 1º de maio

Confira o que diz a Lei e como proceder em caso de irregularidades

15 horas ago

This website uses cookies.