A Escola Osvaldo Aranha proporcionou o 1° Sarau Poético, no Cine Teatro Coliseu e na Praça Coronel Sylvio Luis. O evento aconteceu na última quarta-feira (12) e contou com grandes homenagens dos Poetas Brasileiros. A escola teve como proposta tornar vivos os poemas através da dramatização em forma de esquetes teatrais, onde a música e a beleza das palavras pudessem despertar nos alunos o interesse pela aprendizagem e pela valorização da leitura.
Os alunos também apresentaram de forma brilhante a declamação de poemas de autoria própria, tudo isso motivados pela valorização da cultura nacional, que é um dos principais objetivos do Projeto: Brasil, meu Brasil Brasileiro o qual está sendo desenvolvido por toda a escola durante o ano letivo, com diversas atividades interdisciplinares onde a intenção é desenvolver a aprendizagem significativa através de projetos de pesquisa.
O diretor da escola, Juarez Ribeiro, explicou que para a realização do Sarau Poético, foram trabalhados conteúdos como compreensão e produção de texto, criatividade, expressão corporal, autonomia, trabalho em equipe, multiculturalidade, educação emocional e principalmente oralidade:
“Essa é uma das grandes propostas da escola, pois acreditamos que a comunicação é uma das competências mais importantes da vida moderna, por isso o Sarau foi todo organizado de forma a construir nos alunos a capacidade de comunicar-se com uma grande plateia, desenvolvendo-se assim como um ser humano mais completo, seguro e emocionalmente capaz de apreciar e produzir beleza através dos textos literários”.
Na ocasião, a supervisora Gisiane Campos falou um pouco sobre a iniciativa: “O projeto Brasil, meu Brasil Brasileiro possibilita aos alunos um maior conhecimento sobre o Brasil e suas culturas, trazendo a elaboração de novas ideias”. Houve ainda visitação da Casa do Poeta Camaquense e a escola também ofereceu lanche aos alunos.