Search
[adsforwp-group id="156022"]

Estado terá primeiro leilão de bens de traficantes no dia 12

img_910_foto_1.jpg

Parte dos bens apreendidos com traficantes que vão a leilão na quarta-feira, no auditório da Caixa Econômica Federal (Rua dos Andradas, 1001), foi apresentada nesta quarta-, na Capital. No depósito, localizado na avenida Vicente Monteggia, bairro Cavalhada, são guardados os 86 carros e 28 motos que serão leiloados e terão a arrecadação repassada para projetos de enfrentamento às drogas no Rio Grande do Sul.

Uma aeronave, dois caminhões, joias e imóveis, que também fazem parte do arremate, mantidos em outros depósitos, foram apresentados por meio de imagens. O secretário da Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira, destacou a importância do primeiro leilão. Sessenta por cento da arrecadação vai ser repassada ao Fundo Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas para ser aplicada em ações de combate, tratamento e prevenção. O restante dos recursos vai ser repartido entre Ministério Público (10%), Poder Judiciário (10%) e Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (20%), essa última incumbida de coordenar o leilão.

O repasse das verbas ao fundo foi viabilizado pela assinatura, em 2011, de um termo de cooperação com o Governo Federal, Tribunal de Justiça e Ministério Público para que os bens apreendidos se transformem em arma contra o próprio tráfico.  “Antes, esses bens ficavam envelhecendo e muitos não tinham destinação. Agora, eles vão a leilão como ‘contraveneno’. Vamos usar o dinheiro do tráfico contra o próprio tráfico, o que para nós significa a descapitalização e o combate ao crime organizado”, disse Fabiano.

Saiba como participar
Qualquer pessoa pode participar do leilão. Os bens serão expostos à visitação na segunda-feira (10) e terça-feira (11). Serão oferecidos carros fabricados de 1974 a 2008, a maioria em bom estado de conservação. Entre os veículos, uma BMW de 2001, avaliada em R$ 5 mil, é a que mais chama a atenção. Mais informações sobre o leilão podem ser obtidas no site www.pietosoleiloes.lel.br