Search
[adsforwp-group id="156022"]

Feprag e Famurs promovem II Seminário de integração sobre ferramentas para o controle de arboviroses no RS

Foto:  Arquivo - Palácio Piratini (Eduardo Seidil)
Foto: Arquivo - Palácio Piratini (Eduardo Seidil)

A Federação Brasileira das Associações de Controladores de Vetores e Pragas Sinantrópicas (FEPRAG) e Famurs promovem entre 8h e 18h de quinta-feira (09) o  II Seminário de  integração sobre ferramentas para o controle de arboviroses no Rio Grande do Sul em Restinga Seca. A proposta aborda palestras e painéis com soluções pensadas em conjunto com a sociedade, com base nas diretrizes legais e técnicas para o controle de arboviroses com foco na dengue. 

Com o número de casos notificados de dengue acima do normal para a época, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) emitiu no dia 23 de janeiro um comunicado de risco, recomendando aos municípios e à população que reforce os cuidados contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

De acordo com o diretor adjunto do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Marcelo Vallandro, foram notificados 202 casos nas primeiras três semanas de janeiro, 59% a mais do que o mesmo período em 2022. Vinte e três das 30 regiões do Estado tiveram casos notificados acima do Limite Superior Endêmico (LSE) dos últimos anos. No comunicado anterior, referente ao período até o dia 14, eram 13 regiões.

A atividade terá a participação da empresa prestadora de serviços no controle de pragas e desentupimento, de Camaquã, Real Expurgo. Interessados devem realizar inscrição pelo link, clicando aqui. 


O que são Arboviroses? 

Arboviroses são doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos. As arboviroses mais comuns em ambientes urbanos são: Dengue, Chikungunya e Zika, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

A Febre Amarela ocorre em áreas de mata, e o vírus causador é transmitido por mosquitos silvestres, principalmente Haemagogus leucocealenus. Os primatas não humanos (bugios) também ficam doentes assim como os seres humanos, e são monitorados porque nos avisam antecipadamente sobre a expansão do vírus no território.

O que é a dengue?

De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado, a dengue é uma doença febril causada por vírus, caracterizada principalmente por febre alta de início rápido,  causada por vírus (DENV) do gênero Flavivirus, família Flaviviridae, e possui quatro sorotipos: DENV1, DENV2, DENV3 e DENV4.


A principal forma de transmissão é pela picada da fêmea infectada do mosquito Aedes aegypti. Outras formas menos comuns de transmissão são por meio de transfusão de sangue ou da gestante para o bebê. Não há transmissão por contato direto com um doente. 

<a href="http://