Search
[adsforwp-group id="156022"]

Ibama vistoria áreas adjacentes à BR-116

img_3152_foto_1.jpg

Fiscais do Ibama estão vistoriando as obras de duplicação da BR-116/RS para verificar os locais já licenciados e aqueles que ainda aguardam o licenciamento, das áreas de jazida e onde serão construídos os canteiros de obra. Segundo o biólogo Mozart Lauxen, coordenador do Núcleo de Licenciamento do Ibama no RS, as vistorias são fundamentais para que seja causado o menor impacto possível na área explorada. Apesar de o processo requerer tempo, Mozart afirma que o cronograma vem sendo mantido.

Cada licença emitida pelo órgão contempla um Plano de Controle Ambiental (PCA), que tem o objetivo de fazer com que as áreas exploradas sejam devolvidas aos proprietários com o mesmo aproveitamento econômico utilizado anteriormente. “Esse é o principal ganho do processo de licenciamento”, afirma Mozart. Durante as obras de duplicação da BR-116/RS, de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) foi prevista a execução de um Plano Básico Ambiental (PBA) com o objetivo de prevenir, mitigar ou compensar os impactos causados ao ambiente em decorrência da obra. A Gestão Ambiental da obra, executada pela empresa STE S.A., acompanha a vistoria. “O papel da Supervisão Ambiental é fundamental já que estão diariamente em campo orientando os colaboradores da obra”, diz Mozart.

O biólogo Rodney Schmidt, o geólogo José Antônio Gudolle e a engenheira florestal Maína Romam, analistas ambientais do Núcleo de Licenciamento do Ibama também acompanham a vistoria, que foi finalizada na quinta-feira (17/05).