Search
[adsforwp-group id="156022"]

Identidade, poderes e origem da Vecna ​​de Stranger Things totalmente explicados

Divulgação / Netflix
Divulgação / Netflix

Quem é Vecna, o que é Vecna, e o que Vecna ​​quer com os adolescentes em Hawkins – essas são todas as questões que conduzem o mistério central da quarta temporada de Stranger Things . Até agora, em cada temporada, as coisas ficaram progressivamente mais fora de controle. A primeira temporada começou com um simples monstro violando o portão do Mundo Invertido , mas a segunda temporada expandiu isso e introduziu o verdadeiro grande mal da série: o Devorador de Mentes. E isso foi apenas um novo começo.

A terceira temporada de Stranger Things se baseou em tudo isso e finalmente trouxe o Mind Flayer para o mundo real. A ameaça do monstro não era mais teórica nem limitada apenas a Will Byers. Em vez disso, o pedágio físico cobrado pelo Mind Flayer resultou em dezenas de pessoas morrendo e Hawkins sendo fraturado como comunidade. Também é possível que todos esses eventos que vêm acontecendo em Hawkins ao longo dos anos tenham levado ao retorno do vilão da quarta temporada de Vecna ​​– Stranger Things.

Enquanto o Demogorgon e o Devorador de Mentes andam de mãos dadas, até certo ponto, Vecna ​​é totalmente diferente. Ninguém enfrentou um vilão como ele antes porque ele não é um monstro aleatório que vai atrás de sangue ou um monstro cujo único propósito é matar Onze. Ele é um vilão com superpoderes próprios e uma história que coloca em questão tudo o que os personagens (e espectadores) sabem sobre o Mundo Invertido.

Na temporada 4 de Stranger Things , episódio 7, “The Massacre at Hawkins Lab”, é revelado que Henry Creel é, de fato, o número um – o primeiro sujeito de teste do Dr. Martin Brenner – assim como Vecna. Quando Victor Creel disse a Nancy e Robin que seu filho, Henry, era um menino sensível, ele estava sendo modesto. Henry Creel sentiu uma conexão com a Creel House e aparentemente desenvolveu poderes próprios sem ser experimentado. Está implícito que Henry Creel aproveitou algo dentro do relógio de pêndulo na Creel House para desbloquear esses poderes, mas não está confirmado exatamente como essas habilidades se manifestaram em primeiro lugar.

Em termos de linha do tempo, Henry Creel assassinou sua mãe e irmã e tentou matar seu pai, Victor, em 1959 – 20 anos antes de lutar contra Eleven no Hawkins Lab. Mas como Henry era apenas um menino, ele não era poderoso o suficiente para matar todos – e juntando isso com uma música de Ella Fitzgerald tocando ao fundo, Victor conseguiu escapar do tormento de Henry antes de ser morto. De acordo com Victor, Henry entrou em coma e aparentemente morreu uma semana depois; no entanto, sem o conhecimento de Victor, o Dr. Brenner realmente assumiu a custódia de Henry quando ele acordou de seu coma e fingiu sua morte, semelhante ao que as pessoas do Laboratório Hawkins fizeram com Will Byers e todas as crianças que experimentaram.

Como tudo em Stranger Things , Vecna ​​é inspirado em Dungeons and Dragons . E no folclore de D&D , Vecna ​​já foi um mago humano que estudou as artes das trevas, e que eventualmente se tornou um dos magos mais poderosos do jogo que já existiram. Mas sua vida não foi suficiente e ele procurou alcançar a divindade. Em sua busca para alcançar a imortalidade, Vecna ​​se tornou um lich, uma criatura morta-viva, que é a forma mais reconhecível de um vilão de D&D .

Parte de seu arco de história envolve atacar a cidade de Fleeth, principalmente como vingança pela cidade que executa sua mãe por praticar feitiçaria. Mas as partes que se aplicam à sua história em Stranger Things podem vir de sua traição e subsequente status de semideus. Vecna ​​já foi traído e atacado por seu tenente (Onze, neste caso); tudo o que restou dele, no final, foi sua mão e olho – que compõem a razão pela qual a mão e o olho de Vecna ​​se tornaram artefatos poderosos em D&D .

O Culto de Vecna ​​mais tarde tentou ressuscitar Vecna ​​como um deus maior, mas falhou, embora o monstro ainda tenha alcançado um status de deus maior algum tempo depois. Em última análise, Vecna ​​foi relegado a ser um deus menor quando sua história chegou ao fim. Ainda assim, ele causou estragos durante sua ascensão à divindade e seus poderes nunca deveriam ser brincados.