O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aceitou o convite no fim da manhã desta quarta-feira (16) e será o novo ministro da Casa Civil. A informação foi repassada por fontes da Casa Civil e pelo líder do governo na Câmara, o deputado José Guimarães (PT-CE). Pouco antes das 14h, o Palácio do Planalto divulgou nota confirmando a troca no comando do ministério.
Lula assume no lugar do ministro Jaques Wagner, que havia entrado no governo por indicação do ex-presidente. O Planalto confirmou que Wagner irá para a chefia de gabinete da Presidência. A nota também confirma a posse do deputado federal Mauro Ribeiro Lopes (PMDB-MG) para a Secretaria de Aviação Civil.
Havia expectativa de que Lula assumisse a Secretaria Geral de Governo, no lugar de Ricardo Berzoini, o que não se confirmou.
O ex-presidente se reuniu por mais de três horas nesta manhã com a presidente Dilma Rousseff e ministros no Palácio da Alvorada para definir o acerto. Dilma não deve se manifestar sobre a mudança.
Após a reunião, Lula seguiu para São Paulo. O ex-presidente só deve voltar a Brasília para a posse, que ainda não tem data marcada. Jaques Wagner foi para a Bahia comemorar o aniversário, que ocorre hoje.
Leia a nota na íntegra:
“A presidenta da República, Dilma Rousseff, informa que o ministro de Estado Chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, deixará a pasta e assumirá a chefia do Gabinete Pessoal da Presidência da República. Assumirá o cargo de ministro de Estado chefe da Casa Civil o ex-Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
Assumirá, ainda, o cargo de ministro de Estado chefe da Secretaria de Aviação Civil, o deputado federal Mauro Ribeiro Lopes. A presidenta da República presta homenagem e agradecimento ao Dr. Guilherme Walder Mora Ramalho pela sua dedicação.”