Search

Massa de ar quente chega ao RS e pode provocar temporais

img_4966_foto_1.jpg

A massa de ar muito quente que está sobre a maior parte do país invade o Noroeste e o Norte do Estado nesta segunda-feira, abrindo o tempo com sol, nuvens e calor. A instabilidade, com a situação, é forçada para Sul e o dia terá muitas nuvens com chuva no Oeste, Centro e o Sul gaúcho, onde há risco de chuva localmente forte a torrencial com raios e granizo isolado.

Na faixa central do Estado podem ocorrer intervalos de melhoria por ser esta a área de transição do tempo mais aberto da Metade Norte com a instabilidade da Sul. Quanto mais pro Sul gaúcho, menor a temperatura e mais ameno o dia, como no Chuí e em Rio Grande, onde as máximas são de 18°C. Quanto mais pro Norte, maior a temperatura e o calor – em Santa Rosa os termômetros poderão marcar 36°C e devem passar dos 30°C também em Passo Fundo e Erechim.

Porto Alegre terá novo dia chuvoso, no qual a temperatura varia entre 17°C e 23°C. O sol deve dar as caras na Capital novamente na terça-feira, quando a chuva – que volta no decorrer da semana – dá uma trégua. Até quarta-feira há um tendência forte na alta das máximas, que devem passar dos 30°C na quarta e na quinta-feira.

Risco de temporais na segunda metade da semana

A descida do ar quente trará calor intenso para parte do Estado. Primeiro, esquenta muito neste começo de semana no Noroeste e no Norte, e na quarta a Metade Norte pode ter calor bastante intenso com marcas ao redor de 40ºC em alguns pontos. Entre quinta e sexta, frente fria avança de Sul para Norte trazendo chuva para o Estado todo e com risco de temporais. Como o ar estará bastante quente sobre o Sul do Brasil, a pressão atmosférica muito baixa e haverá uma corrente de jato (vento) em baixos níveis, preocupa o risco de cenário de tempo severo mais grave na quinta.