O Programa Vereador Mirim terá a participação de 12
estudantes de 9 escolas da Rede Municipal de Ensino nesta edição. Promovido
pela Câmara de Vereadores de Camaquã, a iniciativa irá reunir alunos do 6° ao
9° ano do ensino fundamental.
O programa visa promover a interação entre o Poder
Legislativo e as escolas sediadas no município, oportunizando aos alunos o
desenvolvimento de suas potencialidades e a apresentação de ideias para o
desenvolvimento do município.
Durante o ano, até abril de 2023, um grupo de quinze
estudantes, com quatro suplentes, comporá a Câmara Mirim, propondo ideias para
melhorar a vida das pessoas; praticando a cidadania, pensando os destinos da
nossa cidade e integrados na vida pública: debatendo, discutindo, conversando
com os amigos e familiares, em casa, na escola e nos mais variados círculos
sociais.
Diversas atividades preparatórias nas escolas e na Câmara
foram realizadas para auxiliar os alunos no desenvolvimento das redações que
foram avaliadas para definir quais seriam os vencedores. Ao todo 19 redações
foram apresentadas e enviadas à Comissão Avaliadora, composta por professores
do IFSUL Camaquã. O resultado foi divulgado na última segunda-feira (3/10).
Os 19 Vereadores Mirins serão diplomados, ou seja, todos os
alunos que apresentaram redação assumirão, em simetria do que ocorre na vida
prática, onde os primeiros suplentes participam com frequência da Legislatura.
A próxima etapa será constituída por três sessões presenciais de preparação com
os alunos, que acontecerão nos meses de outubro e novembro. Ainda em novembro,
também acontecerá a Sessão Solene do Vereador Mirim quando os participantes
apresentarão suas proposições, a partir dos respectivos projetos de lei que
elaborarão na próxima etapa.
Confira os alunos da Rede Municipal participantes:
– Júlia Reiznautt dos Santos, da EMEF João Goulart,
professor orientador Lionei Alves Brocca, tema da redação “Segurança em nossa
cidade”;
– Felipe Bierhals, da EMEF Rui Barbosa, professora
orientadora Jéssica dos Santos de Medeiros, tema da redação “Para uma Camaquã
melhor”;
– Gabrielly Bierhals Von Ahn, da EMEF 15 de Novembro,
professora orientadora Márcia Carina Nickel, tema da redação “Um Lugar Melhor”;
– Kauã Martins Sampaio, da EMEF Ana Tomázia, professora
orientadora Claudia Mara Bandeira Ollermann, tema da redação “Nossa Camaquã”;
– Yohana Vicente Tessmann, da EMEF Sylvio Luiz, professora
orientadora Ana Magda Miguelles, tema da redação “Escola Pública”;
– Cristiam Ferreira Lacerda, da EMEF Cândido Rodrigues de Freitas,
professor orientador Leandro Terres Martins, tema da redação “Camaquã, terra
hospitaleira!”;
– Brunna Freitas Marques, da EMEF João Goulart, professor
orientador Lionei Alves Brocca, tema da redação “Segurança em Camaquã”;
– Amanda Romeira Brys, da EMEF Cândido Rodrigues de Freitas,
professora orientadora Mayara Wojciechowski Colomby, tema da redação “Como
melhorar Camaquã”;
– Alessandra Sant´Anna Gouvea, da EMEF José Antônio Netto,
professora orientadora Rosiele Barbosa Ferreira, tema da redação “Cidades
Sustentáveis”;
– Rhuan Bender Mesquita, da EMEF Chequer Buchaim,
professores orientadores Eliana Tietz e Pablo da Silva Gonçalves, tema da
redação “O que eu quero para uma cidade melhor”;
– Bianka de Almeida Gouvêa, da EMEF Otto Laufer, professora
orientadora Carmen Eliane Szortyka Meirelles, tema da redação “Estratégias para
uma cidade melhor”;
– Ana Carolline Marques Sampaio, da EMEF Sylvio Luiz,
professora orientadora Ana Magda dos Santos Miguellis, tema da redação “Meu
Bairro”.