Search
[adsforwp-group id="156022"]

Número único de emergências deve ser implementado no RS

img_17755_foto_1.jpg

O Rio Grande do Sul deve implementar o número único para os órgãos de emergências até o final do ano. A iniciativa, inspirada em países como os Estados Unidos e o Canadá, é pioneira no Brasil. A ideia parte do princípio de que a população possa entrar em contato com órgãos como SAMU, Bombeiros, Brigada Militar a partir de um único canal.

O Tenente-Coronel Alexandre Aragon, que coordena o Sistema de Segurança Integrada com os municípios, afirma que os novos protocolos de atendimento já estão prontos. “A portaria 157 que foi publicada há cerca de duas semanas pelo Secretário do Estado, estabelece que nós temos até o dia 1 de novembro para troncalizar todos os números e até dia 14 para tornar o número único. Então os grupos técnicos estão trabalhando nisso, estamos trabalhando com as empresas de telefonia e, pretendemos que sejam cumpridas integralmente essas datas”, explica.

O Tenente-Coronel Aragon destaca, ainda, que a iniciativa proposta pelo Estado gaúcho deve ser repetida em outras unidades federativas a partir de 2019. “Essa nossa iniciativa no estado foi adotava pelo Gabinete de Intervenção do Rio de Janeiro como item 01 do planejamento estratégico. E estão sendo acompanhados de perto por Brasília para adoção desse número único em todo o país”, afirma.

As autoridades trabalham, agora, na articulação do projeto com as operadoras de telefonia.