Search
[adsforwp-group id="156022"]
Segurança Pública

Operação mira comércio de celulares furtados no RS

A ação inspecionou 123 locais no Rio Grande do Sul
Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) deflagrou nesta terça-feira (25/7) a 5ª edição da Operação Mobile Integrada.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui! 

A operação foi desencadeada simultaneamente nos 23 municípios abrangidos pelo RS Seguro, Programa Transversal e Estruturante da Segurança Pública, e tem como objetivo reduzir furto e roubo a pedestre, com foco nos aparelhos celulares.

A ação contou com a participação de mais de 350 servidores da segurança pública que inspecionaram 123 locais no Rio Grande do Sul.

A operação mira pontos que comercializam aparelhos celulares em diversos municípios gaúchos. Segundo o coronel Volnei Ceolin, diretor do Departamento de Planejamento e Integração (DPI) da SSP, a ação integrada tem por finalidade reduzir o furto e roubo a pedestre, atuando na ponta do comércio ilegal de aparelhos celulares.

“A ideia é inibir esse tipo de crime porque, com as fiscalizações, as pessoas têm dificuldade para vender os celulares furtados e roubados”, explica.

Além de contribuir para a queda de indicadores criminais, a Operação Mobile também tem caráter educativo. Em alguns casos, o estabelecimento não apresenta irregularidades e os servidores da segurança pública orientam as pessoas a não comercializarem aparelhos de procedência duvidosa.

A 5ª edição da Operação Mobile Integrada contou com um efetivo de 352 servidores da Brigada Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros Militar e do Instituto-Geral de Perícias.

Foram inspecionados 123 locais em 23 municípios, com 28 autuações e 2 interdições. A operação resultou na apreensão de 20 celulares em todo o Estado. Ao todo, 16 pessoas foram presas.

Texto: Anna Emília Soares / Ascom SSP

Tags: Polícia, Rio Grande do Sul