Search
POLÍCIA

Operação False Care: Polícia Civil investiga fraudes em Serviços de Saúde no RS

Ação deflagrada nesta quinta-feira (16), investiga falsificação de documentos e superfaturamento, com prejuízos aos cofres públicos
Operação False Care: Polícia Civil investiga fraudes em Serviços de Saúde no RS
Operação False Care: Polícia Civil investiga fraudes em Serviços de Saúde no RS. Foto: Divulgação

Na manhã desta quinta-feira (16), a Polícia Civil do Rio Grande do Sul deflagrou a Operação False Care, uma ação coordenada pela 1ª Delegacia de Combate à Corrupção (1ª DECOR) e pela Divisão Estadual de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (DCCOR), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC). A operação tem como objetivo investigar a prática de Falsidade Ideológica, Uso de Documentos Falsos e Estelionato contra a Administração Pública, com foco em fraudes relacionadas ao fornecimento de serviços de Home Care.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

As investigações revelaram que as fraudes ocorreram em pelo menos dez casos, afetando o Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Rio Grande do Sul (IPÊ-Saúde) e diversos planos de saúde privados. Os investigadores apuraram que os crimes envolviam a falsificação de orçamentos apresentados em processos judiciais, onde uma empresa se beneficiava de valores superfaturados e utilizava documentos em nome de outras empresas concorrentes, sem o conhecimento delas. Essa prática enganou tanto o Ministério Público quanto o Poder Judiciário, complicando a judicialização dos serviços de saúde.

Durante a operação, foram cumpridas ordens judiciais expedidas pela 2ª Vara Criminal de Esteio/RS, resultando em duas prisões preventivas, quatro mandados de busca e apreensão em residências e sedes da empresa investigada, além do sequestro de três bens móveis de luxo, possivelmente adquiridos com recursos oriundos das fraudes.

O Delegado de Polícia Max Otto Ritter destacou que as ações fraudulentas causaram um expressivo prejuízo aos cofres públicos estaduais e induziram a erro as autoridades judiciárias e representantes do Ministério Público em várias comarcas do estado. Para garantir a apuração rigorosa dos danos ao Tesouro Estadual, a operação conta com o apoio de auditores do Estado, integrantes da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado.

Operação False Care: Polícia Civil investiga fraudes em Serviços de Saúde no RS
Operação False Care: Polícia Civil investiga fraudes em Serviços de Saúde no RS. Foto: Divulgação

A Operação False Care é um importante passo no combate à corrupção e à lavagem de dinheiro, reafirmando o compromisso das autoridades em proteger os recursos públicos e garantir a integridade dos serviços de saúde no Rio Grande do Sul. A investigação continua, e novas informações devem ser divulgadas à medida que os trabalhos avançam.

Disque Denúncia Polícia Civil

Denuncias podem ser realizadas para a Polícia Civil através do Disque Denúncia 181 ou para o plantão de emergências. O registro de boletins de ocorrências pode ser expedido de forma online por meio deste link.

Tags: Polícia Civil