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Paris Retail Week e o Presente do Varejo

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Apesar de ter “semana” no nome, são três dias voltados para soluções a varejistas dos mais variados tipos. Com muitas palestras, workshops, fornecedores, meetings e networking, assim é a Paris Retail Week, o ponto de encontro pra quem vende seja on ou off-line.

 

O evento é dividido em três grandes setores, um voltado a e-commerce, outro para soluções digitais e o terceiro para produtos de ponto de venda e distribuição.

 

Dentre os fornecedores, o leque era muito completo, contava com grandes marcas como Microsoft e Paypal e também marcas menores. Muitas agências de divulgação digital, especializadas em anúncios online para redes sociais e Google. E o mais interessante, diversos tipos de softwares e programas de coleta de dados a respeito de clientes.

 

O cenário que temos no Brasil, ainda é bem diferente do Europeu, mas ao assistir uma palestra com a Juliet Anammah, CEO do e-commerce Jumia (uma espécie de Amazon da África, de origem no Quênia, mas hoje presente na maioria dos países do continente) ficou claro, que o Brasil está no meio termo entre esses mercados. Segundo Juliet, um dos maiores entraves no desenvolvimento do portal é a questão do pagamento, que é feito em cash na entrega do produto. No Brasil, não funciona desta forma, mas em relação a robustez e capacidade tecnológica, ainda estamos atrás do Velho Continente.

 

Ou seja, de tudo apresentado nessa feira ficou claro que, o futuro não é digital, o presente é. E estar da forma correta na internet e usar toda tecnologia possível para conhecer seu cliente, melhorar suas vendas, interligar estoque, distribuição, vendas e cadastro de clientes em um único local é tão básico como aceitar cartão de crédito.