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Prefeito de Porto Alegre cobra apoio da bancada gaúcha para conclusão da segunda ponte do Guaíba

Alex Rocha/PMPA
Alex Rocha/PMPA

Uma obra que se arrasta há 11 anos
foi até inaugurada pelo Presidente Jair Bolsonaro em dezembro de 2020, mas jamais concluída. Essa é a situação da segunda ponte
do Guaíba que segue inacabada desde 2011, quando Dilma Rousseff ainda era presidente.

Em uma reunião realizada nesta
segunda feira com deputados da bancada Federal Gaúcha, o prefeito Sebastião Melo
cobrou ajuda dos parlamentares para buscar soluções aos problemas relativos as
obras de conclusão da segunda ponte do Guaíba. Os parlamentares, incluindo
representantes da Assembleia Legislativa e Câmara Municipal, discutiram
sobre a possibilidade de destinar recursos a partir de emendas para o
reassentamento das famílias moram junto às alças de acesso.  Segundo Melo,
o principal problema na região no momento é a questão social

“Há
dois importantes encaminhamentos a serem feitos. O término da obra civil que,
tudo indica, deverá ocorrer na concessão, e fica nosso apelo para que seja o
primeiro item da concessão. E a obra mais importante, que é a social, com o
reassentamento das famílias”, – Prefeito Sebastião Melo.

 O
deputado federal Giovani Cherini, coordenador da bancada gaúcha, afirmou que
será feito uma mobilização em Brasília para avançar nas negociações com o
governo federal.

“Reafirmamos
o compromisso da bancada com esta solução. Vamos trabalhar para abrir rubrica e
podermos assumir o compromisso com a finalização das intervenções para a ponte
e os moradores”, comentou

 Conforme, o secretário municipal de
Habitação e Regularização Fundiária, André Machado, a prefeitura solicitou
acesso ao cadastramento dos moradores realizado pelo Departamento Nacional de
Infraestrutura de Transportes (DNIT). Informalmente, o departamento informou
que a ocupação inclui cerca de 600 famílias.

Histórico

 

No dia 13 de
dezembro de 2011, a então presidente Dilma Rousseff (PT)
visitava Porto Alegre para
anunciar a obra. A inauguração oficial foi no dia 10 de
dezembro de 2020, com a presença do presidente Jair Bolsonaro
(atualmente no PL, na época sem partido).

Até
o momento, cerca de R$ 780 milhões foram gastos na nova Ponte do Guaíba. A
estimava é que a remoção das famílias terá um custo de mais R$ 100 milhões –
valor similar ao necessário para a conclusão das alças de acesso da estrutura.
Outro obstáculo é o fato da construtora Queiroz Galvão responsável pelo trecho
principal do empreendimento já não ter mais contrato com o Dnit.

 

Os benefícios são principalmente para
o transporte e logística, mas, até hoje, moradores da região onde foram
realizadas as obras aguardam uma definição sobre o futuro de suas residências (confira
abaixo).

Nova Ponte do Guaíba:

Extensão: 2,9 km

Pista: duas faixas por
sentido, com 3,8 metros de largura cada

Canteiro central: 1,3 metro

Acostamento: 3,9 metros

Altura: 40 metros

Participaram da reunião os
senadores Lasier Martins, Luiz Carlos Heinze e a suplente do senador Paim,
Reginete Bispo, e os deputados federais Alceu Moreira, Bohn Gass, Marcel Van
Hattem, Márcio Biolchi, Onyx Lorenzoni, além de deputados estaduais e
vereadores. Também acompanharam o debate o superintendente do DNIT, Hiratan
Pinheiro da Silva, o presidente da Associação das Empresas do
Humaitá/Navegantes, Alexandre Fortes, e o vice-presidente do Conselho de
Administração do Grêmio, Paulo Luz.