Search

Professores de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino participam de encontro de formação pedagógica

img_4534_foto_1.jpg

A Secretaria Municipal da Educação de Camaquã realizou no sábado, 22 de agosto, o terceiro encontro do V Programa de Estudos da Infância (V PEI). O programa de estudos é destinado a professores, monitores, diretores e supervisores que atuam na Educação Infantil da rede pública municipal e teve por objetivo nesta quinta edição, ampliar os conhecimentos relacionados à Filosofia Montessoriana, especialmente em relação aos materiais estruturados utilizados por Maria Montessori, os quais fazem parte da proposta pedagógica adotada na rede municipal.

O terceiro encontro, ministrado pela professora Adriane Lessa, teve como temática a Educação Cósmica, que trata de conteúdos relacionados à História, Geografia e Ciências. Além de apresentar materiais específicos destas áreas do conhecimento para o trabalho com crianças de até cinco anos de idade, a ministrante deste encontro salientou os pressupostos filosóficos de Maria Montessori para uma Educação voltada para a Paz e para o desenvolvimento da inteligência emocional das crianças.

O próximo encontro do Programa de Estudos da Infância está previsto para o dia 23 de setembro, oportunidade em que os participantes apresentarão materiais pedagógicos confeccionados à luz da metodologia montessoriana, cujo diferencial é o cunho científico e voltado ao desenvolvimento humano.

Os encontros de formação continuada são importantes pois oportunizam o estudo, o aprofundamento teórico e a reflexão da prática docente dos professores que atuam na primeira etapa da educação básica.