O decreto que autoriza a liberação do uso de máscara em ambientes fechados foi publicado nesta segunda-feira (21) em Camaquã. Na última semana o Consórcio Centro-Sul e a Associação Costa Doce, promoveram uma reunião para discussão do tema. Na manhã de hoje (21) o procurador Fabiano Ribeiro, concedeu entrevista para Acústica FM, onde detalhou quais locais mantêm a obrigatoriedade.
O procurador destaca que está sendo liberado a obrigatoriedade do uso da máscara nas cidades, mas o Estado por meio de orientações técnicas, recomenda que a população mantenha o uso para proteção imunológica.
Camaquã havia liberado no dia 17, o uso de máscaras em locais abertos, após flexibilização permitida por decreto estadual n° 56.422 que desobriga o uso de máscaras ao ar livre. Posteriormente, após análise de dados, os municípios individualmente deverão publicar ainda nesta segunda-feira (21) um novo documento, detalhando a liberação em espaços fechados.
A partir da expedição do novo decreto alguns ambientes serão liberados, exceto por três modalidades, detalha o servidor: “Transportes público e privado. Estabelecimentos destinados a prestação de saúde. E o serviço de buffets, em restaurantes e similares ao servir”, afirma.
Na tradicional missa dominical da Paróquia São João Batista de Camaquã, o Padre Luís Inácio Flach, anunciou que a igreja Católica seguirá recomendando o uso de máscaras durante as missas. A recomendação seguirá até que os números de casos reduzam ainda mais no estado.
Confira a entrevista na íntegra: