O programa Primeira Hora desta sexta-feira (05) recebeu Vania Longaray, coordenadora de recursos humanos do Grupo Lins Ferrão e Denise Sefrin, diretora do Senac de Camaquã. Esta é a segunda entrevista da série que aborda os desafios do mercado de trabalho.
O Grupo Lins Ferrão, detentor da marca Pompéia, possui 3.330 colaboradores, sendo 300 alocados no centro administrativo e 60 na loja de Camaquã. Conforme Vania, quando é realizado um processo seletivo, durante as entrevistas o recrutador percebe muitas características do candidato, sendo está mais importante que o currículo impresso.
De acordo com a coordenadora de recursos humanos, a empresa encontra dificuldade de contratar colaboradores, tendo em vista que entre as atividades desenvolvidas algumas são aos sábados e em alguns casos, em domingos. “Temos dificuldade em contratar na área de vendas pessoas com comprometimento, que busquem resultado”, destaca Vania, explicando que na maioria dos vendedores são “medianos”, mas com esforço, poderiam se tornar colaboradores “de ponta”.
Segundo a diretora do Senac, a instituição possui 2 mil candidatos para 138 vagas do programa Jovem Aprendiz. “É como um vestibular da Ufrgs”, avalia a gestora. Denise destacou que muitos currículos acabam sendo muitos parecidos: “As vezes recebemos três ou quatro currículos iguais em um único dia”.
A gestora falou sobre como elaborar um currículo atraente, além de dicas de como são feitas as seleções e as características que os recrutadores buscam nos candidatos.
Confira a entrevista na íntegra: