Um atentado terrorista em Viena, na Áustria, na última segunda-feira (2), deixou quatro mortos e 22 feridos. Um dos atiradores responsáveis pelo crime foi identificado como Kujtim Fejzulai.
Kujtim, que foi morto a tiros pelas autoridades locais, tinha 20 anos de idade e dupla cidadania (Áustria e Macedônia do Norte). Ele já havia sido condenado a 22 meses de prisão em abril de 2019, após tentar viajar para a Síria.
O ministro do Interior da Áustria, Karl Nehammer, afirmou que o terrorista foi libertado mais cedo de sua pena devido à pouca idade. Conforme Karl, o terrorista conseguiu enganar o sistema judicial do país para garantir a sua libertação.
Fejzulai estava sendo monitorado por autoridades austríacas, mas não foi considerado capaz de montar um ataque doméstico, conforme afirma o editor do jornal semanal Falter, Florian Klenk.
O jornal alemão Bild informou que o terrorista postou no Instagram suas intenções antes de cometer o ataque.
Em uma foto publicada pelo terrorista, ele mostra uma pistola, um rifle de assalto e um facão enquanto usa uma camiseta preta e um gorro.
Ele teria jurado lealdade ao ISIS. Kujtim Fejzulai foi morto pela polícia nove minutos após chegar ao local do atentado.