Search

Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social é destaque no Prêmio Humanidades 2015

img_6102_foto_1.jpg

A Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social, através da secretária da pasta, Josiane Alencastro Longaray, foi contemplada com o Prêmio Humanidades 2015 do Instituto Brasileiro da Pessoa na categoria Projeto de Desenvolvimento Social. A entrega foi no dia 2 de dezembro, durante a realização do II Fórum Estadual em Defesa à Pessoa, no Centro Cultural CEEE Érico Verissimo, na capital. A premiação é o reconhecimento à atuação da Secretaria na ampliação de espaços, na busca de conhecimentos, na preservação dos direitos cidadãos, na oferta de melhores programas e projetos para pessoas em situação de risco ou vulnerabilidade social.

Anualmente, o Instituto Brasileiro da Pessoa escolhe as pessoas ou instituições que contribuíram com seu trabalho promovendo, defendendo ou divulgando ações em favor dos direitos humanos e do desenvolvimento cultural ou social. Os projetos premiados da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social foram Sustentabilidade Social, Inverno Carinhoso e Renovação.

O primeiro deles tem como objetivo a conscientização dos moradores dos bairros Getúlio Vargas, Bom Sucesso e Cônego Walter e suas abrangências acerca da necessidade de cuidado e embelezamento do bairro para melhor qualidade de vida. As ações que chamaram a atenção neste projeto foram a criação da Praça Volzear Longaray no Bairro Getúlio Vargas e a revitalização da casa da aluna Karoline Souza Barbosa, no Bairro Bom Sucesso, através de concurso realizado em escolas do bairro.

O segundo projeto, Inverno Carinhoso, prevê a confecção de roupas de lã tricotadas pelas participantes dos cursos dos 32 Clubes de Mães do Setor de Cursos do Centro de Geração de Renda e doadas para o a Campanha do Agasalho do Macam. O terceiro, Projeto Renovação, atende mulheres de bairros vulneráveis com capacitações em módulos: higiene e saúde, reaproveitamento alimentar, noções de padaria, cultivo de chás e plantio de hortaliças.

A secretária Josiane Longaray afirma que um dos principais objetivos de sua gestão é contribuir para a cidadania, o acesso aos direitos sociais e a constante emancipação dos indivíduos.

De acordo com o presidente do Instituto, Marco Aurélio Alves, a escolha se dá em função das ações ou projetos que tenham tido destaques neste ano. Os premiados receberão, além do troféu, um apoio do Instituto Brasileiro da Pessoa em conjunto com o Município para o encaminhamento de um projeto com objetivo de captar recursos em organismos nacionais e internacionais.

O Instituto Brasileiro da Pessoa é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, atuando em Programas e Projetos Humanitários e Culturais através da prestação de serviços a organizações públicas e privadas.

Na ocasião, também receberam o prêmio o Secretário da Cultura do RS Victor Hugo, a Secretária Adjunta da Mulher de Porto Alegre Waleska Vasconcelos, a Cooperativa Mulher Coopera de Cristal, os jornalistas Valter Galvani, do Correio do Povo e Luciano Poter, do Jornal Zero Hora, entre outros.