Search
[adsforwp-group id="156022"]

Sertão Santana conclui construção de Microaçudes do Programa Segunda Água

img_6208_foto_1.jpg

A Emater/RS-Ascar de Sertão Santana, acompanhou durante o mês de novembro, a construção dos 24 microaçudes para as famílias beneficiárias do Programa Segunda Água no município de Sertão Santana. Famílias estas que estavam incluídas no Plano Brasil Sem Miséria e foram selecionados através do Comitê Gestor Municipal, formado pelas seguintes entidades: Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, Prefeitura Municipal, através das Secretarias Municipais de Assistência Social e Agricultura e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

O programa Segunda Água tem como objetivo à implantação de tecnologias sociais voltadas ao acesso à água para a produção de alimentos e à segurança alimentar e hídrica de famílias em situação de vulnerabilidade social no meio rural. Resultado de convênio entre o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e Combate à Fome e o Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo(SDR) e Emater/RS-Ascar, o programa possibilita a construção de cisternas e microaçudes e a instalação de sistemas simplificados de irrigação. Coube a Emater/RS-Ascar a elaboração do projeto técnico, acompanhar a execução das obras, 8 microaçudes de piscicultura e 16 microaçudes para irrigação, realizar as capacitações e prestar assistência técnica na condução dos projetos das famílias beneficiadas.

Segundo o técnico da Emater/RS-Ascar, Clair Junior de Oliveira Schäffer, o programa Segunda Água é uma política pública social, com caráter produtivo, que possibilita as famílias de baixa renda em vulnerabilidade social a armazenagem de água na propriedade, viabilizando a implantação de atividades produtivas com objetivo de garantir a segurança alimentar e nutricional, através da produção de autoconsumo e venda de excedentes.

O programa na região Centro-Sul contempla 7 municípios, onde já foram concluídas as obras nos municípios de Chuvisca, Camaquã, Cerro Grande do Sul e Sertão Santana, faltando ainda a construçãonos municípios de Barão do Triunfo, São Jerônimo e Dom Feliciano, totalizando 153 microaçudes na região.