Search
[adsforwp-group id="156022"]

Sexta terá muitas nuvens, mas sol aparece no RS

img_7285_foto_1.jpg

A sexta-feira terá muitas nuvens no Rio Grande do Sul, mas o sol aparece em meio à nebulosidade em diversas áreas. A atmosfera, porém, segue instável e chove na maior parte do Estado ao longo desta sexta-feira. São esperadas nuvens do tipo Cumulus que devem provocar pancadas de chuva em muitos pontos, inclusive fortes em alguns locais.

Por conta das condições, alguns pontos serão propícios ao arco-íris. O risco maior de chuva forte localizada é no Sul gaúcho. A temperatura segue amena. Em Porto Alegre, há nebulosidade e ainda períodos com chuva, mas devem ocorrer aberturas.

Em Camaquã, as temperaturas variam entre 20ºC e 23ºC. As mínimas rondam os 12°C em São José dos Ausentes e os 14°C em Vacaria. As máximas, por sua vez, podem chegar a 24°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 18°C e 24°C.

Transcorridos apenas dez dias de março, o mês já está com chuva muito acima do normal para esta época do ano. Alguns bairros já estão com mais de 150% da média histórica do mês que é de 104,4 mm. Na estação do Instituto Nacional de Meteorologia, no bairro Jardim Botânico, o acumulado até as 9h neste mês já atingia 149 mm, o que já faz deste março o com mais chuva desde 2002, que teve na estação 152,2 mm.

O que chama a atenção é que os maiores volumes se concentram em alguns bairros do Sul e do Leste da Capital. A chuva muito acima do normal nos primeiros dez dias de março decorreu da atuação de dois centros de baixa pressão que atravessaram o Estado.

Neste tipo de situação, em que a chuva ocorre por área de baixa pressão, o histórico revela que costuma chover mais em bairros do Sul e do Leste da Capital próximos de morros, onde o relevo local favorece precipitação mais intensa. Com vinte dias ainda pela frente, este março tem tudo para ser um dos mais chuvosos já registrados em Porto Alegre.