Search
CULTURA

South Summit Brazil realizará competição de poesia

Evento mira a jovens de territórios em situação de vulnerabilidade social; saiba mais
Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini
Foto: Gustavo Mansur/ Palácio Piratini

A Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) lançou, no último dia 27, o edital que vai possibilitar a jovens de territórios em situação de vulnerabilidade social a oportunidade de participarem de uma competição de poesia no South Summit Brazil: a Poetry Slam. O processo seletivo é direcionado a integrantes dos seis Centros da Juventude do Rio Grande do Sul (CJs) – projeto vinculado à Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) –  e vai oportunizar também a formação continuada nessa modalidade de competição.

O período de inscrição começou no último dia 28 e segue até às 23h59 da próxima sexta-feira (08), e deve ser feito pelo email [email protected] , com o envio do formulário que consta no edital. No dia 19 acontece a etapa seletiva, da qual sairão os seis candidatos que irão competir no dia 22 de março, no palco Music do South Summit Brazil. O vencedor da Poetry Slam receberá o prêmio de R$ 1.000,00:

“O lançamento desse edital traduz a visão do governo do Estado, de estímulo, valorização e compromisso com o futuro de jovens talentos – criativos, inovadores, empreendedores. Esses jovens, ao participarem do South Summit, não apenas auxiliam no impulsionamento da cultura das suas comunidades, mas também promovem a diversidade cultural e a inclusão social a partir do senso de pertencimento e da compreensão do mundo ao seu redor”, ressalta a secretária da Cultura, Beatriz Araujo.

A principal característica da Poetry Slam – ou batalha de poesia – é o texto autoral, escrito previamente ou improvisado. A expressão artística une verso e performance e os slammers – como são chamados os poetas competidores nas batalhas – precisam respeitar o tempo máximo de apresentação para o júri, que é de três minutos.

No caso do edital lançado nesta terça-feira, o tema da poesia precisa ser de relevância social, abordando, preferencialmente, um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), entre eles: erradicação da pobreza, educação de qualidade, saúde e bem-estar.

As oficinas de formação previstas no processo seletivo acontecerão a partir do mês de maio, nos seis Centros da Juventude do RS, e serão abertas a todos os jovens interessados, mesmo que não tenham participado da competição:

“O governo do Estado aposta muito nos Centros da Juventude como uma política pública que transformará a vida de todos os jovens que passaram, passam e passarão pelos CJs”, diz o Secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Fabrício Peruchin. “O edital demonstra o quanto acreditamos no Programa de Oportunidades e Direitos (POD) e queremos que esse potencial seja externado para todas as autoridades que estarão no evento”, complementa.

South Summit Brazil

Pela terceira vez em solo gaúcho, o South Summit Brazil 2024 será realizado entre os dias 20 e 22 de março, no Cais Mauá, em Porto Alegre. Com foco renovado em inovação, tecnologia e empreendedorismo, o evento tornou-se referência para empresas que buscam oportunidades de crescimento e de parcerias nas áreas de interesse.

Ao longo dos três dias, a programação contará com a participação de cerca de 500 palestrantes de vários países. São esperados 24 mil participantes, mil investidores e 138 fundos de investimentos. Para este ano, a estrutura também será aumentada. Com a integração de mais um armazém do Cais Mauá, haverá a ampliação da área construída e útil, que chegará a 38 mil m², além de mais áreas cobertas e assentos nos painéis e exposições.

Como ponto alto, a edição traz nomes reconhecidos mundialmente na área da inovação, como o empresário insraelense Uri Levine, cofundador do Waze e conselheiro da Moovit.

Tags: South Summit Brazil, southsummit