Categories: Geral

Sturddlefish: conheça novo peixe criado acidentalmente por cientistas

Um grupo de cientistas na Hungria, recentemente, criaram um novo híbrido, resultado da cruza do esturjão russo e o peixe-paddle americano. Chamado de Sturddlefish, a espécie foi criada acidentalmente.

Usando a ginogênese (um método de reprodução assexuada que requer a presença de espermatozóides sem a contribuição de seu DNA para a conclusão), os pesquisadores acidentalmente usaram espermatozóides para fertilizar os óvulos de esturjão. Notavelmente, a hibridação funcionou.

Publicidade

A maioria das pessoas conhece o esturjão russo por seus ovos, que são vendidos como caviar sofisticado. O paddlefish americano tem um focinho longo e só pode ser encontrado em metade dos EUA. Ambas as espécies são chamadas de “peixes fósseis” por causa de sua linhagem antiga e lenta evolução.

Infelizmente, tanto o esturjão quanto o peixe a remo estão criticamente ameaçados, de acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza. Como as duas espécies de peixes correm o risco de morrer, os cientistas estão compreensivelmente curiosos se o esturjão e o peixe a remo podem ser criados em cativeiro.

Peixes hibridizados eclodiram dos ovos, e os pesquisadores os separaram em dois grupos. Alguns dos studderfish que tinham o dobro do DNA materno pareciam mais esturjão do que peixe-pá. O segundo grupo, que tinha a mesma quantidade de DNA materno e paterno, parecia uma mistura igual das duas espécies.

A cientista Attila Mozsár, do Instituto de Pesquisa de Pesca e Aquicultura da Hungria, além dos outros cientistas responsáveis pelo novo híbrido de peixes, revelou suas descobertas em um estudo publicado na revista científica Genes este mês.

O estudo marcou a primeira hibridação bem-sucedida entre essas duas espécies – esturjão russo (Acipenser gueldenstaedtii) e peixe-paddle americano (Polyodon spathula) – e entre membros das famílias Acipenseridae e Polyodontidae.

“Nunca quisemos brincar com hibridização”, disse Mozsár ao The New York Times. “Foi absolutamente não intencional.”

Enquanto o Sturddlefish oferece uma visão fascinante da hibridação de duas espécies que não foram necessariamente criadas para acasalar, não espere que um cardume de Sturddlefish invada as águas tão cedo. A maioria dos híbridos feitos pelo homem, como esses peixes-palhaço, são estéreis e não podem se reproduzir na natureza. Então, por enquanto, esses peixes-boi são uma mera estranheza científica.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Carla Zambelli: Alexandre de Moraes vota para condenar deputada

Ministro é o relator de ação contra a parlamentar por invasão aos sistemas do CNJ

10 minutos ago

Fraude no INSS: governo anuncia devolução de R$ 292 milhões entre maio e junho

Valor é referente aos descontos que foram realizados na folha de pagamento de beneficiários em…

33 minutos ago

Camaquã realiza dia D de vacinação neste sábado (10)

Saiba quais as unidades de saúde que estarão abertas no município

44 minutos ago

Técnico do Inter assume erros após derrota na Libertadores

Roger Machado tem de remontar a equipe para o jogo contra o Botafogo

1 hora ago

Missa de posse do papa Leão XIV ocorrerá em 18 de maio

Cerimônia marca início do pontificado do recém-eleito líder católico

1 hora ago

Eduardo Leite se filiará ao PSD nesta sexta-feira

Filiação ocorre antes do governador do Rio Grande do Sul embarcar em missão para Nova…

2 horas ago

This website uses cookies.