Um incidente envolvendo aviões da Azul e da Air France mobilizou a equipe do Aeroporto Internacional de Guarulhos na noite de quarta-feira (6). As aeronaves ficaram perigosamente próximas pouco antes da decolagem.
O caso aconteceu por volta das 19h30. Um Airbus 1350-900 da Air France estava atrás de um Embraer 195-E2 da Azul, durante o taxiamento para a pista. De acordo com gravações divulgadas no YouTube, o piloto brasileiro pediu que o colega francês parasse imediatamente: “Air France, stop”.
O controlador de tráfego aéreo avaliou a situação e perguntou se havia espaço para a passagem segura do avião francês. A resposta da Azul foi direta: “Negativo, senhor, a asa está aqui em cima da cabine”. A proximidade exigiu a ida de equipes de solo ao local.
Decisão pelo reboque
Por volta das 19h42, o controlador informou que seria necessário rebocar a aeronave da Azul para afastar os dois aviões. O piloto brasileiro aceitou, mas reclamou da manobra feita pelo colega da Air France. O trator chegou pouco depois e retirou a aeronave.
O voo da Air France partiu por volta das 20h10. Já o da Azul só deixou Guarulhos às 22h48. A Azul afirmou que o voo 4547 precisou ser reposicionado e reabastecido, sem danos ao equipamento. A Air France disse que a tripulação interrompeu o taxiamento por segurança e que todos os procedimentos foram seguidos.




