Search

Vazamento da Twitch: saiba quanto os maiores streamers do mundo ganham

Divulgação
Divulgação

Recentemente, um hacker divulgou o que é indiscutivelmente um dos maiores vazamentos de dados do Twitch , revelando tudo, desde seu código-fonte básico até detalhes sobre o suposto concorrente Amazon Steam, o Vapor. Incluída neste enorme despejo de informações também estava a receita de quase todos os streamer que usam o Twitch como plataforma de conteúdo.

Claro, embora o que os criadores de conteúdo façam não deva ser o aspecto mais notável do vazamento de dados do Twitch para seus mais de 41 milhões de usuários, uma lista dos 100 maiores ganhadores no Twitch começou a ganhar grande força no Twitter. O usuário KnowSomething postou uma lista dos 100 maiores ganhadores no Twitch, extraída do vazamento de dados postado no 4Chan. O tópico do tweet apresentava uma análise dos ganhos mensais recentes e da receita bruta desde agosto de 2019.

Desde sua publicação em 6 de outubro, a série de tweets tem mais de 18.000 retuítes coletivos, um número assustadoramente grande para a maioria dos tópicos do Twitter. De particular interesse para o público que tweetou parece ser a composição da receita bruta nos últimos dois anos. A enorme quantidade de dinheiro ganho pelos top 0,1% dos streamers do Twitch chocou muitos, mas deve-se notar que esta lista não é abrangente. A renda bruta do Twitch nesta lista não inclui dinheiro de acordos de patrocínio, doações ou de atividades monetárias mais sombrias, como as recentes controvérsias de jogos de azar no Twitch .

Papel crítico é o maior ganhador do Twitch desde 2019

Em 2018, Critical Role iniciou sua segunda campanha transmitida ao vivo de Dungeons and Dragons para um sucesso retumbante. O ano seguinte também marcou um momento incrivelmente importante para a Critical Role, que rapidamente se tornou sua própria produtora, ao se separar da rede de conteúdo nerd anterior Geek and Sundry em fevereiro.

Distanciar-se da plataforma decrescente Geek and Sundry provou ser uma decisão de negócios sólida, já que a receita bruta do Twitch do grupo desde agosto de 2019 é de mais de US $ 9,5 milhões, colocando-o como o fluxo Twitch mais lucrativo lá fora. A série animada The Legend of Vox Machina também está programada para ser lançada em fevereiro de 2022 na Amazon, mostrando o quão longe o jogo evoluiu de suas origens Geek e Sundry.

Infelizmente, a comunidade Critter não recebeu bem essa informação. Embora a série tenha começado originalmente como um jogo caseiro entre alguns amigos dubladores, desde então se transformou em uma empresa de mídia de pleno direito. Muitas vozes marginalizadas na comunidade TTRPG criticaram a falta de diversos jogadores na próxima terceira campanha, e a receita do Twitch da empresa foi usada para argumentar que tem a responsabilidade de promover mais diversidade no espaço TTRPG.

Curiosamente, há uma enorme disparidade de receita entre os principais streamers individuais da plataforma. Streamer xQc, que recentemente criticou os servidores RP do GTA Online , ganhou a segunda maior quantidade de dinheiro entre agosto de 2019 e 2021 no Twitch. Durante esse tempo, ele conseguiu acumular mais de US $ 8,5 milhões.

Em contraste, o terceiro streamer de maior bilheteria naquele período, o Counterstrike profissional : Global Offensiv e player Summit1g, lucrou significativamente menos, com US $ 5,8 milhões. Flutuações maciças na renda não foram, no entanto, a única disparidade notável revelada por essa lista de rendimentos mais elevados.

Dos 100 maiores streamers de renda mais alta, muito poucos eram mulheres e menos ainda eram pessoas de cor ou abertamente LGBTQ +. O primeiro não masculino da lista foi Pokimane , que ficou em 39º lugar e também representa o POC. Talvez a coisa mais interessante revelada neste vazamento de receita seja a falta de diversidade entre os streamers de maior renda do Twitch, pelo menos em termos de contagem de assinaturas e receita de anúncios.