Search

Vilões da 2ª temporada da Roda do Tempo revelados e explicados: Quem são os Seanchan?

Divulgação
Divulgação

O dramático  final da primeira temporada de Wheel of Time terminou com a introdução de uma nova e terrível ameaça – o Seanchan. Moiraine Sedai acreditava ter trazido o ciclo atual da história a um fim prematuro quando trouxe Rand al’Thor ao Olho do Mundo. Mas no final da 1ª temporada de  Wheel of Time , episódio 8, ela percebeu que estava errada; o confronto entre Rand e o Escuro foi sua primeira batalha, não a Última que acabaria com os tempos.

Mas outra ameaça surge no horizonte. A temporada 1 de Wheel of Time , episódio 8 terminou com um vislumbre da costa oeste do continente, onde uma frota de invasão de navios chegou do mar. Pior ainda, eles possuíam Channelers – que combinaram seus poderes com um efeito destrutivo, convocando uma onda terrível que varreria o interior e devastaria cidades e vilarejos costeiros. Estes são os Seanchan, um grupo aparentemente separado do antigo conflito entre as Aes Sedai e as Trevas, uma grande complicação no mundo de fantasia criado pelo lendário autor Robert Jordan.

Jordan imaginou um mundo onde a magia era real, e ele estava determinado a evitar retratos simplistas de tal mundo. Como resultado, ele deliberadamente escolheu estabelecer o Seanchan como outra resposta à magia – uma civilização que optou por ver os Channelers que usam o  Poder Único como armas, escravizando-os e removendo sua liberdade de ação. Eles chamam seus Channelers de damane , que significa “Um Leashed”, e colocam uma guia mágica chamada a’dam sobre eles. Essas mulheres são controladas por um controlador chamado sul’dam , e elas não têm escolha a não ser obedecer a seus comandos. Os a’dams são visíveis no final da primeira temporada da  Wheel of Time , e os damanesque desencadeiam a grande onda nas costas ocidentais se movem em um concerto perturbador precisamente porque estão sendo controlados por sul’dams .

Os Seanchans são descendentes de um grande herói chamado Artur Hawkwing, um poderoso ta’veren que governou a maior parte do mundo conhecido – mas cujo império se fragmentou após sua morte. Os Seanchans acreditam que têm o direito de recuperar o antigo império de Hawking e vieram ao continente para fazer exatamente isso. Eles são governados por uma imperatriz chamada Tuon, que – nos livros – se torna um personagem principal, fortemente ligada a Mat Cauthon . Visualmente,  Wheel of Time redesenhou o Seanchan para enfatizar o fato de que sua abordagem à magia e tecnologia divergiu ao longo dos séculos. ” A armadura de inseto está lá, há todas essas peças do que é descrito nos livros para eles, mas realmente queríamos que parecessem incrivelmente distintos. Quase como alienígenas chegando em nossas costas,”showrunner Rafe Judkins disse  Decider .

Nos livros, os Seanchans invadiram em  The Great Hunt , o segundo livro da série. Embora fossem uma força a ser reconhecida, eles logo aprenderam que seu poder era limitado às Aes Sedai ; os Três Juramentos vinculando uma Aes Sedai significavam que mesmo um sul’dam não poderia comandar uma Aes Sedai escravizada para usar o Poder Único como arma. A experiência da escravidão ainda era chocante, porém, com Egwene – uma das iniciadas Aes Sedai mais poderosas – capturada por elas por um tempo.

A primeira temporada de Wheel of Time estabeleceu uma dinâmica básica do bem contra o mal, mas a adição dos Seanchans complica as coisas significativamente. Eles são certamente antagonistas, e muitos aspectos de sua civilização são profundamente perturbadores – principalmente sua dependência da escravidão. Mas os Seanchans têm um papel crucial na narrativa, e sua existência deve ser aceita se Rand triunfar na Última Batalha contra o Escuro na  Roda do Tempo .