Search
MOBILIZAÇÃO

Rádio Acústica FM participa de audiência da cadeia produtiva do tabaco em Brasília

A mobilização acontece hoje com foco na 10ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (COP-10)
89304181_2751175924973103_5500738811270791168_n

A Rádio Acústica FM cobre nesta terça-feira (12) uma audiência sobre a cadeira produtiva do tabaco em Brasília. A mobilização é representada por  organizações como Afubra, Sinditabaco, Fetag/RS, Abifumo, Amprotabaco e Fentifum com foco na 10ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (COP-10).

Repórteres da emissora estão na capital do Brasil acompanhando os bastidores da atividade que acontece a partir das 12h. O objetivo principal do grupo é sensibilizar a delegação brasileira que estará presente na COP-10, agendada para novembro no Panamá, onde serão discutidas a nível global novas regulamentações para a produção de tabaco, incluindo a possível redução das áreas de cultivo.

Em Brasília, a reportagem visitou o ministro-chefe da secretaria de comunicação social, Paulo Pimenta, e o Diretor de Radiodifusão da Presidência da República, Voltaire Santos. Entre as pautas estava o estreitamento da comunicação do país com os municípios, em especial os da Metade Sul do RS.

No Rio Grande do Sul o deputado estadual Marcus Vinícius (PP/RS) é proponente e relator da subcomissão de defesa do setor produtivo do tabaco e acompanhamento da COP-10 na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O parlamentar elaborou um relatório abrangente sobre a visão da cadeia produtiva e as preocupações em relação à conferência das partes. 

Nos últimos dias a emissora vem recebendo autoridades ao vivo para detalhar os processos da cadeia produtiva na Costa Doce. Recentemente Marcus Vinicius explicou na emissora a importância de compreender todo o processo de produção do tabaco, desde o setor primário, e considerar os impactos e preocupações dos produtores: “é fundamental ouvir as entidades, os produtores, as comunidades, visitar as lavouras e ouvir as lideranças dos municípios impactados diretamente pelo setor”.

Tags: Acústica FM, BRASÍLIA, Cobertura, Cop10, governo federal