O clima ainda é de dúvida quanto ao retorno das aulas presenciais na rede estadual de ensino de Camaquã. Conforme o Governo do Estado, a retomada está marcada para esta terça-feira (20).
– Receba outras informações no seu WhatsApp clicando aqui
Cidades como Camaquã, Guaíba e Arambaré, não apresentam restrições para o retorno das atividades, em seus decretos oficiais. Só poderão retornar para as salas de aula, os alunos que tiverem o Termo de Responsabilidade assinado pelos pais ou responsáveis.
Diversos pais entraram em contato com a Rádio Acústica nesta segunda-feira (19), com o intuito de saber como será o retorno das atividades escolares presenciais. Algumas escolas já estão entrando em contato com os alunos ou responsáveis, justamente para informar como ocorrerá a volta.
Algumas escolas estaduais de Camaquã, informaram que só retomarão as atividades, quando houver a chegada dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Estes materiais ainda não haviam sido disponibilizados aos educandários, até a última sexta-feira (16).
Como ocorre a volta das aulas presenciais
As escolas são obrigadas a seguir a portaria conjunta 01/2020, de 8 de junho, elaborada pelas secretarias da Saúde e da Educação. O Estado também definiu regras para o transporte escolar, para os refeitórios e para as salas de aula, com distanciamento mínimo entre os alunos, uso de máscara e máximo de 50% de alunos em sala de aula (sempre nos mesmos grupos para facilitar o rastreamento de contactantes, em casos positivos).
Vale lembrar que o retorno dos alunos não é obrigatório – pais e responsáveis podem decidir se querem que seus filhos vão à escola. Inicialmente, será priorizado o retorno presencial para alunos com dificuldade de aprendizado ou de acesso ao conteúdo oferecido pela plataforma Google Sala de Aula.
O modelo de ensino, no entanto, permanecerá sendo híbrido, ou seja, com ensino remoto, e todos os alunos deverão acompanhar a distribuição de conteúdo e de atividades na plataforma Google Classroom, mesmo aqueles que optarem por ir à escola. Professores e funcionários que não pertençam ao grupo de risco, no entanto, são obrigados a retornar ao trabalho presencial.
As atividades presenciais só poderão ocorrer em regiões Covid que estejam em bandeira amarela ou com pelo menos duas semanas em bandeira laranja. Nas regiões com maior risco, bandeira vermelha ou preta, o retorno está vedado.
Veja como ficou o calendário de retorno das aulas na rede estadual:
• Ensino Médio e Ensino Técnico – a partir de 20 de Outubro
• Ensino Fundamental de anos finais – 28 de Outubro
• Ensino Fundamental de anos inicias – 12 de Novembro
O cronograma de retomada das atividades presenciais foi divulgado pelo governo do Estado em 1° de setembro. Na ocasião, o retorno das aulas das escolas da rede pública estadual estava previsto para 14 de outubro, uma vez que o Estado precisou de um pouco mais de tempo para adquirir todos os materiais de higiene pessoal e para contratar recursos humanos. No Rio Grande do Sul, aulas de instituições particulares, municipais e federais de Ensino Superior, Ensino Médio e Ensino Técnico estão permitidas desde 21 de setembro.
A previsão é de que os anos finais do Ensino Fundamental possam retornar a partir do dia 28 de outubro, e os anos iniciais, a partir de 12 de novembro.
Assista ao pronunciamento do Governador Eduardo Leite na íntegra: