Foi deflagrada nesta sexta-feira (04), uma grande operação com o objetivo de combater crimes de violência contra idosos. As ações foram realizadas em Camaquã e região, além de ocorrer também nos 26 estados do país e Distrito Federal.
– RECEBA OUTRAS INFORMAÇÕES NO SEU WHATSAPP CLICANDO AQUI
No Rio Grande do Sul, os trabalhos estão sendo realizados pela Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Polícia de Proteção ao Idoso. A operação denominada “Vetus”, é considerada inédita, e é coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Até o início da tarde desta sexta-feira, ainda não haviam sido divulgados os números da operação na região de Camaquã. No estado, a polícia já confirmou prisões dentro desta operação.
A operação integrada, que teve início no dia 1º de outubro (Dia Internacional do Idoso), foi planejada tendo em vista o aumento de denúncias de abuso contra idosos registradas durante o período da pandemia, pelo Disque 100, do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. Desde então, a polícia gaúcha já apurou 501 denúncias, que culminaram com a instauração de 508 procedimentos investigativos, com atendimento 424 pessoas idosas vítimas de violência e a prisão de nove agressores em todo o Estado do Rio Grande do Sul.
Na data de hoje, foram cumpridas 115 diligências, entre medidas cautelares, medidas protetivas e mandados, em 11 municípios do Estado do Rio Grande do Sul.